A Unemat e a pedagogia decolonial:

possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6439

Palavras-chave:

Ensino de Graduação, Modalidades Diferenciadas, Pedagogia Universitária, Pedagogia Decolonial, UNEMAT

Resumo

Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.

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Biografia do Autor

  • Loriége Pessoa Bitencourt, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014), Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Docência (GFORDOC) e membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 778-802. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6439

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