Cultura indígena no contexto escolar:
a importância da cultura no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541Palavras-chave:
Didática, Cultura Indígena, Lei n° 11. 645/2008Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou explorar e compreender as metodologias didáticas pedagógicas utilizadas para se trabalhar a cultura indígena nos anos inicias do ensino infantil de uma escola municipal de Sinop/MT, considerando a Lei nº 11.645/2008. A fundamentação teórica teve como alicerce os autores Danilo Gandin, Fernando Hernández, Denise Bandeira, Romeu Kazumi Sassaki, Magda Becker Soares, Marcos Fonseca, Carolina Silva e Alexsandra Fernandes. A metodologia se deu mediante a realização de entrevista semiestruturada com uma gestora de uma escola pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a escola utiliza e preza por metodologias que abrangem o conteúdo de fácil entendimento dos mesmos, que os leve à forte reflexão do tema
Downloads
Referências
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas 1987.
SOARES, M. B. (2003). Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. São Paulo: Revista Brasileira de Educação.
FONSECA, Marcos Vinicius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra borges. Relação étnico-raciais e Educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edição. 2011.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: Na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Edição 22. Editora Vozes, 2013.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.