Cultura indígena no contexto escolar:

a importância da cultura no processo de aprendizagem

Visualizações: 18

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541

Palavras-chave:

Didática, Cultura Indígena, Lei n° 11. 645/2008

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou explorar e compreender as metodologias didáticas pedagógicas utilizadas para se trabalhar a cultura indígena nos anos inicias do ensino infantil de uma escola municipal de Sinop/MT, considerando a Lei nº 11.645/2008. A fundamentação teórica teve como alicerce os autores Danilo Gandin, Fernando Hernández, Denise Bandeira, Romeu Kazumi Sassaki, Magda Becker Soares, Marcos Fonseca, Carolina Silva e Alexsandra Fernandes. A metodologia se deu mediante a realização de entrevista semiestruturada com uma gestora de uma escola pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a escola utiliza e preza por metodologias que abrangem o conteúdo de fácil entendimento dos mesmos, que os leve à forte reflexão do tema

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hemely Suelen dos Santos Ojeda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas 1987.

SOARES, M. B. (2003). Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. São Paulo: Revista Brasileira de Educação.

FONSECA, Marcos Vinicius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra borges. Relação étnico-raciais e Educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edição. 2011.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: Na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Edição 22. Editora Vozes, 2013.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Ojeda, H. S. dos S. (2022). Cultura indígena no contexto escolar:: a importância da cultura no processo de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 13(3), 503–510. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541

Edição

Seção

Seção Artigos