Cultura indígena no contexto escolar:

a importância da cultura no processo de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541

Palavras-chave:

Didática, Cultura Indígena, Lei n° 11. 645/2008

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou explorar e compreender as metodologias didáticas pedagógicas utilizadas para se trabalhar a cultura indígena nos anos inicias do ensino infantil de uma escola municipal de Sinop/MT, considerando a Lei nº 11.645/2008. A fundamentação teórica teve como alicerce os autores Danilo Gandin, Fernando Hernández, Denise Bandeira, Romeu Kazumi Sassaki, Magda Becker Soares, Marcos Fonseca, Carolina Silva e Alexsandra Fernandes. A metodologia se deu mediante a realização de entrevista semiestruturada com uma gestora de uma escola pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, no primeiro semestre de 2022. Conclui-se que a escola utiliza e preza por metodologias que abrangem o conteúdo de fácil entendimento dos mesmos, que os leve à forte reflexão do tema

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hemely Suelen dos Santos Ojeda, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas 1987.

SOARES, M. B. (2003). Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. São Paulo: Revista Brasileira de Educação.

FONSECA, Marcos Vinicius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra borges. Relação étnico-raciais e Educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edição. 2011.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: Na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Edição 22. Editora Vozes, 2013.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Cultura indígena no contexto escolar:: a importância da cultura no processo de aprendizagem. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 503-510. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10541

Artigos Semelhantes

1-10 de 284

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.