A herança cultural e a desigualdade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10554

Palavras-chave:

Herança cultural, Renda familiar, Escolaridade, Alunos do ensino fundamental

Resumo

O presente artigo discute aspectos relacionados à renda familiar, escolaridade dos pais e importância que os pais dão aos estudos de seus filhos, tendo como pano de fundo a perspectiva da herança cultural, de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a 21 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a escolaridade dos pais seja um fator determinante na renda familiar, esses pais, independentemente do nível de escolaridade, se importam com os estudos dos filhos, enxergando nos mesmos um meio para a ascensão social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Orgs.). Escritos da educação. Petrópolis: Vozes, 2002

BRANDÃO, Zaia et alii. O estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 64, n. 147, maio/agosto 1983.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p.41-42.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável.

São Paulo: Ática, 1997.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Silva, L. B. da. (2022). A herança cultural e a desigualdade escolar. Eventos Pedagógicos, 13(3), 573-581. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10554