A herança cultural e a desigualdade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10554

Palavras-chave:

Herança cultural, Renda familiar, Escolaridade, Alunos do ensino fundamental

Resumo

O presente artigo discute aspectos relacionados à renda familiar, escolaridade dos pais e importância que os pais dão aos estudos de seus filhos, tendo como pano de fundo a perspectiva da herança cultural, de Pierre Bourdieu. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados a 21 alunos do 5º ano de uma escola pública municipal. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a escolaridade dos pais seja um fator determinante na renda familiar, esses pais, independentemente do nível de escolaridade, se importam com os estudos dos filhos, enxergando nos mesmos um meio para a ascensão social.

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Biografia do Autor

Luciana Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Silva, L. B. da. (2022). A herança cultural e a desigualdade escolar. Eventos Pedagógicos, 13(3), 573–581. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10554

Edição

Seção

Seção Artigos