Formação de professores de língua portuguesa e as práticas de letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10545

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada junto ao projeto intitulado “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em Ambientes On-line”, com o objetivo de analisar as práticas de letramento crítico na formação de professores. Referendamos o artigo com os escritos de Roxane Rojo, Dánie Marcelo de Jesus e Divanize Carbonieri entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase nos princípios da pesquisa documental. A formulação do corpus analítico compõe-se das práticas informadas nos excertos de materiais produzidos durante o projeto. Os resultados demonstraram que esta formação se constitui referência para a prática em letramentos críticos, como evidenciou a temática na perspectiva de promover reflexões das realidades da sociedade.

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Biografia do Autor

Josiane dos Santos Reis Chaves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Chaves, J. dos S. R. (2022). Formação de professores de língua portuguesa e as práticas de letramento crítico. Eventos Pedagógicos, 13(3), 543–553. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10545

Edição

Seção

Seção Artigos