Formação de professores de língua portuguesa e as práticas de letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10545

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa realizada junto ao projeto intitulado “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em Ambientes On-line”, com o objetivo de analisar as práticas de letramento crítico na formação de professores. Referendamos o artigo com os escritos de Roxane Rojo, Dánie Marcelo de Jesus e Divanize Carbonieri entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase nos princípios da pesquisa documental. A formulação do corpus analítico compõe-se das práticas informadas nos excertos de materiais produzidos durante o projeto. Os resultados demonstraram que esta formação se constitui referência para a prática em letramentos críticos, como evidenciou a temática na perspectiva de promover reflexões das realidades da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Josiane dos Santos Reis Chaves, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Chaves, J. dos S. R. (2022). Formação de professores de língua portuguesa e as práticas de letramento crítico. Eventos Pedagógicos, 13(3), 543-553. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10545