Gestão escolar:

democrática e participativa na prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10551

Palavras-chave:

Gestão democrática, Gestão participativa, Educação, Prática

Resumo

Neste artigo buscamos discutir sobre a gestão democrática e participativa e a sua vivência na prática. Para conduzir a pesquisa, buscou-se aporte teórico nas leis que normatizam a ação e em estudiosos como João Catarin Mezomo e Paulo Freire. Elaborou-se um estudo qualitativo, realizando-se entrevistas com a professora, o coordenador pedagógico e a diretora de uma escola municipal e outra estadual da rede pública de Sinop, nos anos de 2021 e 2022. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que alguns princípios da gestão democrática e participativa têm sofrido alterações que comprometem sua base e preocupam os profissionais de educação.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Vieira de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Almeida, G. V. de. (2022). Gestão escolar:: democrática e participativa na prática. Eventos Pedagógicos, 13(3), 481-491. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10551