Gestão escolar:

democrática e participativa na prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10551

Palavras-chave:

Gestão democrática, Gestão participativa, Educação, Prática

Resumo

Neste artigo buscamos discutir sobre a gestão democrática e participativa e a sua vivência na prática. Para conduzir a pesquisa, buscou-se aporte teórico nas leis que normatizam a ação e em estudiosos como João Catarin Mezomo e Paulo Freire. Elaborou-se um estudo qualitativo, realizando-se entrevistas com a professora, o coordenador pedagógico e a diretora de uma escola municipal e outra estadual da rede pública de Sinop, nos anos de 2021 e 2022. Com base nos dados coletados, evidenciou-se que alguns princípios da gestão democrática e participativa têm sofrido alterações que comprometem sua base e preocupam os profissionais de educação.

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Biografia do Autor

Gabriela Vieira de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Almeida, G. V. de. (2022). Gestão escolar:: democrática e participativa na prática. Eventos Pedagógicos, 13(3), 481–491. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10551

Edição

Seção

Seção Artigos