Formação continuada para atuar com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10535

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação inclusiva, Educação de surdos

Resumo

Este artigo discute como ocorre o processo de formação continuada de professores que atuam com alunos surdos, tendo como objetivo compreender quais possibilidades de formação são ofertadas para os professores e se essas são suficientes para sua atuação com esses alunos. A discussão foi fundamentada teoricamente em Vilma Geni Slomski e Ronice Muller de Quadros Lodenir Becker Karnopp. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro professores da rede pública de Sinop-MT, realizadas no primeiro semestre de 2021. Conclui-se que as formações ofertadas são suficientes para atuação em sala, apesar de serem superficiais em questões práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Oliveira Bilheri, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Estado da

Educação do Distrito Federal. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão:

dificuldades de comunicação e sinalização surdez. 4. ed.

. Brasília: Secretaria de Educação Especial,

BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 96 p. (Série : Saberes e práticas da inclusão) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf. Acesso em: 6 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdez. [4. ed.] / elaboração profª Daisy Maria Collet de Araujo Lima – Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal... [et. al.]. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Coleção formação de professores).

LOPES, Maura Corcini. (Im)possibilidade de pensar a inclusão. In: XXX Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (Anped), GT Educação Especial (15), Caxambu, 2007. Anais [...] . Rio de Janeiro: Anped, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT15-3203--Int.pdf. Acesso em 6 out. 2022.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos

linguísticos, Porto Alegre: Artmed, 2004.

VITORINO, A. F.; SOUZA, R. D. C. S. Educação bilíngue: o desdobramento das práticas pedagócias com alunos surdos/ Anderson Francisco Vitorino; Rita de Cácia Santos Souza. – Aracaju: Criação, 2020.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Bilheri, C. O. (2022). Formação continuada para atuar com alunos surdos. Eventos Pedagógicos, 13(3), 439-449. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10535