Os povos indígenas e a educação decolonial
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10654Downloads
Referências
AGUILERA URQUIZA, A. H. Currículo e cultura entre os Bororo de Meruri. Campo Grande: Ed. UCDB. 2001.
AGUILERA URQUIZA, A. H. Educação escolar indígena no Brasil: os caminhos de uma “guinada política e epistemológica”. In: NASCIMENTO, Claudemiro G. (Org.). Versos e Reversos da Educação – das políticas às pedagogias alternativas (pp. 70-88). Goiânia: Ed. PUC de Goiás. 2010.
BRASIL. Decreto nº 6.861, de 27 de maio de 2009. Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios Etnoeducacionais, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2009.
LEITE, Lúcia H. A; RAMALHO, Bárbara M. & CARVALHO, Paulo L. A educação como prática de liberdade: uma perspectiva decolonial sobre a escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35. 2019.
MELIÁ, BARTOMEU. Educação indígena e alfabetização. Ed. Loyola. São Paulo. 1979.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO. 2005.
SANTOS, B. de S. & MENEZES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Cortez. 2010.
SILVA, Juliani B. CANABARRO, Ivo dos Santos. Decolonialidade e resistência nos processos culturais, de fé e de cura na região das Missões do Rio Grande do Sul. Fronteiras: Revista de História, Dourados, v. 23, n. 42, p. 41-60. jul./dez. 2021.
TRAJANO FILHO, Wilson. A constituição de um olhar fragilizado: notas sobre o colonialismo português em África”. In: CARVALHO, Clara; CABRAL, João de Pina (orgs.), A persistência da história: passado e contemporaneidade em África. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. 2004.
TRAJANO FILHO, Wilson; & BRAZ DIAS, Juliana. O colonialismo em África e seus legados: classificação e poder no ordenamento da vida social. Anuário Antropológico, Brasília, UnB, v. 40, n. 2. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.