Identidade, decolonialidade, interculturalidade e a construção de uma ideia de nação na história da educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6433

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação, Identidade Nacional, Interculturalidade

Resumo

O presente artigo tece uma reflexão sobre o processo de construção de uma “identidade” nacional por meio da educação, emprendida por duas gerações de intelectuais brasileiros (1920-1940). Diante da dificuldade de definição da ideia de nação, o esforço de intelectuais e políticos foi direcionado ao branqueamento da população e incorporação de discursos pré-estabelecidos sobre o “ser brasileiro”. Este projeto se mostrou incapaz de reconhecer a diversidade cultural forjada ao longo da história. Frente a estas constatações, a decolonialidade do saber e a interculturalidade tem contribuído com o reconhecimento histórico e crítico das identidades, saberes e valores constitutivos do povo brasileiro. Para tanto, assume-se a perspectiva metodológica histórico-hermenêutica a fim de ampliar os horizontes de compreensão acerca das concepções e práticas que, devido ao seu caráter hegemônico, acabam por reproduzir invisibilizações e subaltenidades de brasileiros pertencentes a grupos ou culturas periféricas. Neste sentido, consideramos que a educação precisa se converter em uma plataforma de recuperação da palavra, para que as pessoas possam agir autônoma e responsavelmente para gerar trans-formações, tanto de si, quanto do outro e dos contextos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adecir Pozzer, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), entre ago. 2018 e jun. 2019 (Apoio CAPES/Brasil – Código de Financiamento 001). Professor PSPS da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa “Hermenêuticas da Cultural, Mundo e Educação” (PPGE/UFSC), “Ethos, Alteridade e Desenvolvimento” (GPEAD/FURB), “SUR Paidéia” (Univ. de la República Del Uruguay) e membro colaborador da REDYALA e da Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (ABS-USAL).

Suzan Alberton Pozzer, Universidad de Salamanca (USAL)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Salamanca (USAL). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Membro pesquisador dos Grupos de Pesquisa “Helmantica Paideia (USAL)”, “Hermenêuticas da Cultural, Mundo e Educação” (PPGE/UFSC), “Ethos, Alteridade e Desenvolvimento” (GPEAD/FURB) e membro da Asociación de los Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (ABS-USAL).

Referências

BUFFON, G. L. L. de. De L’homme. l.ed. 1749. Paris: Maspero, 1971.

CASTRO-GÓMEZ, S. La Hybris del Punto Cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816). 1 ed. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2005.

DAROS, M. D; PEREIRA, E. Ap. T. A sociologia e o pensamento de Alceu amoroso Lima em um colégio católico de formação de professores em Santa Catarina. Revista Brás. Hist. Educ. Maringá – PR. V.15. p. 235-267, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.634

FLEURI, R. M; COPPETE, M. C.; AZIBEIRO, N. E. Pesquisas Interculturais: Descolonizar o saber, o poder, o ser e o viver. In: OLIVEIRA, L. B. de.; et.al. (Orgs.) Culturas e Diversidade Religiosa na América Latina: pesquisas e perspectivas pedagógicas. São Leopoldo: Nova Harmonia& Blumenau: Edifurb, p. 30-46, 2009.

FLEURI, R. M. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&a, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200003

FORNET-BETANCOURT, R. Crítica intercultural de la filosofia latino americana. Madrid: Editorial Trotta, S/A, 2004.

GENIS, A. D. La construcción de la identidad en América Latina: Una aproximación hermenêutica. Montevideo: Editorial Nordan-cominidad, 2004.

GONZÁLEZ-PÉREZ, T.; GRAMIGNA, A. Hermenéutica de la educación y nuevas fronteras entre las diferencias. Educatio Siglo XXI, Vol. 32 nº 3, p. 159-180, 2014. DOI: https://doi.org/10.6018/j/211031

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. 9. ed. – Petrópolis/RJ: Vozes: Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009.

LUCA, T. R. A Revista do Brasil: Um diagnóstico para a (N)ação. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

MARÍN, J. Eurocentrismo, el racismo y interculturalidad en el contexto de la globalización. Revista de Educação Pública (UFMT) Cuiabá, p. 477-491, 2017.

MEMMI, A. Retrato del Colonizado. Trad. Carlos Rodríguez Sanz. Madrid: Edicusa, 1974.

MÉNDEZ, J. M. M. Educação Intercultural e Justiça Cultural. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2009.

MICELI, S. Intelectuais e Classe dirigente no Brasil (1920-1945). Coleção Corpo e Alma do Brasil. São Paulo – Rio de Janeiro, p. 129-190, 1979.

OLIVEIRA VIANNA, F. J. Idealismo na evolução política do Império e da República. RBR, v.21, v.81, p.23, set. 1922.

PÈRCAUT, D. Os intelectuais e a política no Brasil – entre o povo e a nação. Série Temas. Ed. Átima. São Paulo, p. 14-96, 1990.

POZZER, A. (De)colonialidade do saber e pesquisa em educação no PPGE/UFSC: a atitude hermenêutica como percurso (auto)formativo. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSC. Florianópolis, 2020.

RICOEUR, P. Percurso do reconhecimento. Trad. Nicolás N. Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.

SCHEIBE, L. DAROS, M. D. DANIEL, L. S. Santa Catarina e o Programa Nacional de Reconstrução Educacional de Anísio Teixeira: A colaboração dos intelectuais catarinenses. p. 75-95, 2006.

XAVIER, L N. Para além do campo educacional: um estudo sobre o manifesto dos pioneiros da educação nova, 1932.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Serie Pensamiento Decolonial. Quito: Abya-Yala, 2017.

WALSH, C. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Serie Pensamiento Decolonial. Quito: Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Pozzer, A., & Pozzer, S. A. (2022). Identidade, decolonialidade, interculturalidade e a construção de uma ideia de nação na história da educação brasileira. Eventos Pedagógicos, 13(3), 613–632. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6433

Edição

Seção

Seção Livre