Jogos digitais e o potencial pedagógico na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10542

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Ensino Aprendizagem, Educação Infantil

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre os jogos digitais e sua utilização no processo de ensino - aprendizagem na educação infantil. A pesquisa tem como aporte teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e José Manoel Moran. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica com publicações de artigos indexados em revistas, teses, dissertações, comunicações orais e trabalhos de conclusão de curso, disponíveis nas bases de dados Capes, Scielo, Google acadêmico e Repositórios Acadêmicos, sendo um recorte temporal de dez anos, de 2010 a 2021. Concluiu-se que os jogos digitais possuem potencial pedagógico, podendo auxiliar no ensino aprendizagem na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Kristoschik dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRANDÃO, Paloma Mendes Flores. Aprendizagem significativa na alfabetização: a realidade do educando inserida no contexto educacional mediada pela técnica vídeo mapping. 2019. 292 f. Monografia (Especialização) - Curso de Tecnologias Digitais na Educação, Centro Universitário Uniorca, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://proximal.unicarioca.edu.br/portal/aprendizagem-significativa-na-alfabetizacao-a-realidade-do-educando-inserida-no-contexto-educacional-mediada-pela-tecnica-video-mapping/. Acesso em: 14 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC, Brasília: MEC, 2017.

FAUSTINO, Luciene Frazato. Mídias digitais e suas contribuições para o processo de alfabetização e letramento digital. 2019. 47 f. Monografia (Doutorado) - Curso de Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Imbé, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/200891. Acesso em: 15 jun. 2021.

LAND, Verônica. Uma proposta de estimulação da consciência fonológica nos anos iniciais da alfabetização por meio de um jogo digital: abc da fazenda. 2019. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Novas Tecnologias Digitais na Educação, Centro Universitário Carioca Mestrado Profissional Novas Tecnologias Digitais na Educação, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:

https://proximal.unicarioca.edu.br/portal/uma-proposta-de-estimulacao-da-consciencia-fonologica-nos-anos-iniciais-da-alfabetizacao-por-meio-de-um-jogo-digital-abc-da-fazenda/. Acesso em: 9 jun. 2021.

MARTINS, G.A. & PINTO, R.L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001.

MORAN, José Manoel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manoel; MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 13.ed. São Paulo: Papirus 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim; Metodologia do trabalho cientifico.22 ed. rev. e ampl. De acordo com a ABNT. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Melissa Tais Oliveira da. Momentos de interlocução na educação infantil: trabalhando a linguagem escrita e o/no contexto socioambiental dos alunos. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Novas Tecnologias Digitais na Educação, Centro Universitário Unicarioca Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://proximal.unicarioca.edu.br/portal/momentos-de-interlocucao-na-educacao-infantil-trabalhando-as-funcoes-sociais-da-escrita-e-o-no-contexto-socioambiental-dos-alunos/. Acesso em: 10 jun. 2021.

SOLA, Roseli Aparecida Perina. Jogo digital: uma possibilidade pedagógica para a alfabetização e o letramento. 2019. 159 f. TCC (Graduação) - Curso de Faculdade de Ciências, Docência Para A Educação Básica, Júlio Mesquita Filho, Bauru, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/190935>. Acesso em: 15 jun. 2021.

TICON, Sabrina Cota da Silva. Atividades Plugadas e Desplugadas na Educação Infantil no Aprendizado do Pensamento Computacional. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Novas Tecnologias Digitais na Educação, Centro Universitário Unicarioca Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em:https://proximal.unicarioca.edu.br/portal/atividades-plugadas-e-deplugadas-na-educacao-infantil-no-aprendizado-do-pensamento-computacional/ Acesso e: 10 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21751

TRESOLDI, Marlei dos Santos. Uso de jogos na alfabetização auxiliando o processo de aprendizagem. 2019. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Mídias na Educação, Cinted/UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sapucaia do Sul, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/201734. Acesso em: 15 jun. 2021.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Santos, I. K. dos. (2022). Jogos digitais e o potencial pedagógico na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 13(3), 511–521. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10542

Edição

Seção

Seção Artigos