A formação da gestão referente à prevenção ao uso de drogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10546

Palavras-chave:

Formação, Gestão escolar, Drogas

Resumo

Este artigo aborda as concepções e a formação da gestão referente à prevenção ao uso de drogas. O objetivo é analisar se os gestores estão capacitados para lidar com os problemas causados pelas drogas no ambiente escolar. O alicerce desta pesquisa tem como fundamentação teórica Flávio Gikovante, Jaqueline de Oliveira Florindo e Rosimery Pereira. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de instituições escolares municipais e estaduais de Sinop/MT. Analisamos que não é possível, a gestão escolar lidar sozinha com a problemática das drogas, mas é necessário um trabalho em conjunto da escola, família e sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilza da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é base. Brasília: MEC, 2017.

FLORINDO Jaqueline de Oliveira; PEREIRA. Rosemery dos Santos. A problemática das drogas na escola estadual Dr. Adalmário José dos Santos do município de Lajinha-MG. Traballho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Lúna/ES, Instituto Ensinar Brasil, 2012.

GIKOVATE, Flávio. Drogas: opção de perdedor. São Paulo: Moderna, 1992.

GUIMARÃES, Walter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. 3 ed. Campinas: Papirus, 2006.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Sousa. Modelos de prevenção do uso de drogas para adolescentes: concepções e ações de professores. In: SILVA, Eroy Aparecida da; MICHELI, Denise de (Orgs.) Adolescência - uso e abuso de drogas: uma visão integrativa. São Paulo: FAP-Unifesp, 2011. p. 657-678.

RABELO, Aline Alves Lima. O papel do gestor escolar no combate as drogas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Governador Mangabeira: Faculdade Maria Milza, 2014.

TOZZI, D.; BAUER, J. Prevenção também se ensina? In: AQUINO,

J.G. (Org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:

Summus, 1998. p. 105-121.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Silva, L. da. (2022). A formação da gestão referente à prevenção ao uso de drogas. Eventos Pedagógicos, 13(3), 563–572. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10546

Edição

Seção

Seção Artigos