A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549Palavras-chave:
Formação Continuada, Professores de Língua Portuguesa, Letramento CríticoResumo
Este artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.
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Referências
DUBOC, Ana Paula Martinez; Avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 57-79.
JORDÃO, Clarissa Menezes; No tabuleiro da professora tem...letramento crítico?, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize, Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 41- 53.
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