A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professores de Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

Este artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Teotônio de Mendonça, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

DUBOC, Ana Paula Martinez; Avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 57-79.

JORDÃO, Clarissa Menezes; No tabuleiro da professora tem...letramento crítico?, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize, Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 41- 53.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Mendonça, M. T. de. (2022). A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa. Eventos Pedagógicos, 13(3), 600-609. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549