A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professores de Língua Portuguesa, Letramento Crítico

Resumo

Este artigo aborda as contribuições que o projeto de pesquisa “Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa em ambientes on-line”, trazem para a atuação docente na educação básica. A pesquisa está embasada teoricamente em Ana Paula Martinez Duboc e Clarissa Menezes Jordão. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de questionários, elaborados no Google Forms, e aplicados a cinco professores, participantes do curso, no ano de 2021. Os resultados apontam que os professores vivenciaram na prática os resultados da Formação Continuada, tendo como precursor o Letramento Crítico nas suas ações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Teotônio de Mendonça, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

DUBOC, Ana Paula Martinez; Avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 57-79.

JORDÃO, Clarissa Menezes; No tabuleiro da professora tem...letramento crítico?, In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize, Práticas de multiletramento e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2016, p. 41- 53.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Mendonça, M. T. de. (2022). A formação continuada sob o viés do letramento crítico para professores de língua portuguesa. Eventos Pedagógicos, 13(3), 600–609. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10549

Edição

Seção

Seção Artigos