Interlocuções entre os estudos culturais, a educação e os estudos decoloniais:
uma entrevista com a Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Castagna Wortmann
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6431Palavras-chave:
Decolonialidade; Educação; Estudos CulturaisResumo
Esta edição da Revista Eventos Pedagógicos, tem como temática os Estudos Decoloniais. Os objetivos da entrevista oportunizam aos leitores e pesquisadores da área reconhecer a importância dos Estudos Decolonais para o entendimento das dinâmicas sociais e, em particular para a nossa área de interesse que é a Educação, da mesma forma pretende, estabelecer os pontos de encontro entre os Estudos Culturais e a Decolonialidade. A escolha de nossa entrevistada, Dra. Maria Lúcia Castagna Wortmann, deve-se às pesquisas e publicações na área dos Estudos Culturais na Educação e de sua grande e expressiva experiência na graduação e na Pós-graduação.Os estudos decoloniais enfatizam a importância de assumirem-se práticas, experiências e saberes gestados para além do eurocentrismo, interessando-se pelo entendimento dos processos de construção de relações de poder-saber, bem como pela desconstrução de postulações gestadas na racionalidade moderna, encontrando muitas possibilidades de diálogo entre as práticas assumidas nos Estudos Culturais e nos Estudos Decoloniais.
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