Interlocuções entre os estudos culturais, a educação e os estudos decoloniais:

uma entrevista com a Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Castagna Wortmann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6431

Palavras-chave:

Decolonialidade; Educação; Estudos Culturais

Resumo

Esta edição da Revista Eventos Pedagógicos, tem como temática os Estudos Decoloniais. Os objetivos da entrevista oportunizam aos leitores e pesquisadores da área reconhecer a importância dos Estudos Decolonais para o entendimento das dinâmicas sociais e, em particular para a nossa área de interesse que é a Educação, da mesma forma pretende, estabelecer os pontos de encontro entre os Estudos Culturais e a Decolonialidade.  A escolha de nossa entrevistada, Dra. Maria Lúcia Castagna Wortmann, deve-se às pesquisas e publicações na área dos Estudos Culturais na Educação e de sua grande e expressiva experiência na graduação e na Pós-graduação.Os estudos decoloniais enfatizam a importância de assumirem-se práticas, experiências e saberes gestados para além do eurocentrismo, interessando-se pelo entendimento dos processos de construção de relações de poder-saber, bem como pela desconstrução de postulações gestadas na racionalidade moderna, encontrando muitas possibilidades de diálogo entre as práticas assumidas nos Estudos Culturais e nos Estudos Decoloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), tendo realizado doutorado-sanduíche com bolsa CNPq na Université Pierre et Marie Curie (ParisVI). Professora/pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO), grupo de pesquisa CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS). Professora/pesquisadora adjunta da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile. Título de Doutora concedido pela Universidade com "Distinção Máxima". Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da UFMS/CPAQ.

Referências

BARBERO, Jesús Martín. Jóvenes: comunicación y identidad.Organización del Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura: pensar Iberoamerica. Revista de Cultura (revista digital). N.0, Febrero, 2002.

BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS,Luís Henrique Sacchi dos. Por Que Estudos Culturais? Educação e Realidade – Edição eletrônica, v. 45, p. 1-22, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-6236100356 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236100356

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

GIROUX, Henry A. Atos impuros. A prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: ARtMed, 2001.

GROSSBERG, Lawrence. What did you learn in school today? Cultural Studies as pedagogy.In: AKSIKAS, Jaafar; ANDREWS, Sean Johnson; HEDRICK, Donald (eds.). Cultural Studies in the Classroom and Beyond. Critical Pedagogies and Classroom Strategies. Palgrave Macmillan, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-25393-6_2

KIRCHOF, Edgar Roberto; WORTMANN,Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber. Apontamentos à guisa de Introdução. IN: KIRCHOF, Edgar Roberto; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais & Educação. Contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Editora da Ulbra, 2015.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Cristina Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 32, p. 32-48, 2015. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/1844 DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441

MURRAY, Sarah. Postdigital cultural studies. International Journal of Cultural Studies,vol. 23(4) 441–450, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1367877920918599

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SIMON, Roger J. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: In: SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

STEINBERG, Shirley;k; Kindercultura. A construção da infância pelas grandes corporações. In: SILVA, Luís Heron et alii. Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: PMPA/SMED, 1997

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Wortmann, M. L. C., & Fonseca, J. R. da. (2022). Interlocuções entre os estudos culturais, a educação e os estudos decoloniais:: uma entrevista com a Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Castagna Wortmann. Eventos Pedagógicos, 13(3), 860–868. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6431

Edição

Seção

Entrevista