A inquestionável beleza do cabelo afro:

diálogos e (des) conexões sobre o impacto do racismo na construção da identidade da mulher negra no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10638

Palavras-chave:

Beleza, Identidade, Mulher negra, Racismo

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o impacto do racismo na construção da identidade da mulher negra. Buscou-se nessa pesquisa, investigar o porquê de o cabelo afro ser visto e tratado com adjetivos pejorativos e refletir sobre os conflitos das relações raciais no Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica e da transcrição de depoimentos de influenciadoras negras, que estão disponibilizados nas redes sociais chegou-se à conclusão que as mulheres negras enfrentam o preconceito e a discriminação estética e usam seus cabelos como um ato de resistir e lutar contra tudo isso e para mostrar ao mundo sua beleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leide Laura dos Santos, Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS)

Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2013). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS/CPAQ (2021). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais (GPED/UFMS).

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Santos, L. L. dos. (2022). A inquestionável beleza do cabelo afro:: diálogos e (des) conexões sobre o impacto do racismo na construção da identidade da mulher negra no Brasil . Eventos Pedagógicos, 13(3), 757–777. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10638

Edição

Seção

Seção Livre