Dinâmica das relações formativas no âmbito do programa de residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10536

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica (PRP), Formação de professores, Educação

Resumo

O presente artigo aborda as relações formativas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop, tendo como objetivo explanar sobre a influência dessas relações na formação docente no período da pandemia da COVID-19. A pesquisa teve como aporte teórico António Nóvoa, Demeval Saviani e Paulo Freire. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas realizadas entre 2021/02 e 2022/2 com seis sujeitos que participaram do PRP entre 2020 e 2022. A pesquisa evidenciou fragilidades do PRP no período estudado, as quais resultaram no que escolhemos chamar relações formativas tecnicistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Beregula, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Coronavírus Brasil. Dados da Covid-19. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acessado em: 16 de jul. 2021.

BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Brasília; CAPES, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acessado em: 11 de nov. 2022.

BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Brasília; CAPES, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acessado em: 12 de nov. 2022.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2008.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p.15-34.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! Campinas: Autores Associados, 1983.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Beregula, C. (2022). Dinâmica das relações formativas no âmbito do programa de residência pedagógica. Eventos Pedagógicos, 13(3), 450–460. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10536

Edição

Seção

Seção Artigos