A iniciação à docência pela experiência no Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, PIBID, Formação de professores, Curso de Pedagogia, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.

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Biografia do Autor

  • Lucimeire de Araújo da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Cruz, L. de A. da. (2022). A iniciação à docência pela experiência no Pibid. Eventos Pedagógicos, 13(3), 582-589. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547