A iniciação à docência pela experiência no Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, PIBID, Formação de professores, Curso de Pedagogia, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimeire de Araújo da Cruz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/15042016-portaria-46-regulamento-pibid-completa-pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

CARRARA, K. et al. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

CARVALHO, C.S; CRUZ, L.M. Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar. Bahia v.6,n.2, dez,2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392

CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências sociais e humanas. 4º. ed. São Paulo: Cortez,2000.

LOURENÇO; A. A.; PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 132-141, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

NASCIMENTO, R. C. de L.C.B.; ANTUNES, Franciano, PIBID: docência crítica e prática compartilhada nas áreas de linguagens, educação e tecnologia. Cáceres: Editora da Unemat, 2017.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

UNEMAT. PIBID: programa institucional de bolsas de iniciação a docência. Disponível em: http://portal.unemat.br/pibid. Acesso em: 19 de out.2022.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Cruz, L. de A. da. (2022). A iniciação à docência pela experiência no Pibid. Eventos Pedagógicos, 13(3), 582–589. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547

Edição

Seção

Seção Artigos