A iniciação à docência pela experiência no Pibid
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10547Palavras-chave:
Iniciação à Docência, PIBID, Formação de professores, Curso de Pedagogia, EducaçãoResumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de iniciação à docência pela experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de compreender o quão é importante essa vivência dessa prática para a formação do professor. A pesquisa se fundamenta teoricamente Lev Semionovitch Vygotsky que relata o desenvolvimento da inteligência motivado no resultado da aprendizagem. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com pibidianas que estagiaram em escolas públicas do município de Sinop/MT, realizadas no segundo semestre de 2022. Conclui-se que esses programas de estágio propiciam oportunidades para os alunos vivenciarem realmente o papel do professor, contribuindo em sua formação.
Downloads
Referências
BRASIL. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/15042016-portaria-46-regulamento-pibid-completa-pdf. Acesso em: 26 out. 2022.
CARRARA, K. et al. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
CARVALHO, C.S; CRUZ, L.M. Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar. Bahia v.6,n.2, dez,2021.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências sociais e humanas. 4º. ed. São Paulo: Cortez,2000.
LOURENÇO; A. A.; PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 132-141, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.
NASCIMENTO, R. C. de L.C.B.; ANTUNES, Franciano, PIBID: docência crítica e prática compartilhada nas áreas de linguagens, educação e tecnologia. Cáceres: Editora da Unemat, 2017.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.
UNEMAT. PIBID: programa institucional de bolsas de iniciação a docência. Disponível em: http://portal.unemat.br/pibid. Acesso em: 19 de out.2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.