Compreendendo a decolonialidade no âmbito de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6440

Palavras-chave:

Paulo Freire, Decolonialidade, Pedagogia, Diálogo, Conscientização

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de uma apresentação para a 40ª. Reuniao da ANPED, em conjunto com o Programa de Pós-graduação em Educação da UECE e logo na mesma linha foi feita uma exposição no II Congreso Iberoamericano Educación, Sociedad y Cultura da Universidade de Manizales na Colombia e outra durante uma reunião do Grupo de Pesquisa de Estudos Decoloniais – GPED da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Todos eles foram trabalhos, nos quais buscamos compreender a decolonialidade, com a tentativa de relacionar esta experiência transformadora reafirmando a importância do pensamento freireano para a educação, a partir de um diálogo envolvendo as idéias de Mota Neto (2015) e Catherine Walsh (2017). Para tanto, a partir de uma revisão bibliográfica e interpretativa, explicamos o que seria a decolonialidade, retomamos alguns pontos de convergência entre a obra de Paulo Freire “Pedagogia do Oprimido” (1968) y a perspectiva decolonial, pois a referida obra de Freire converge com algumas das principais matrizes críticas de pensamento latinoamericano das últimas décadas. Não é demasiado insistir nessa temática muitas vezes mais… porque os momentos políticos são, cada vez mais complexos e embora as mudanças propostas nos discursos se distanciam do neoliberalismo, acabam por fortalecer o neoextrativismo e a criminalização dos protestos por exemplo. No entanto, apesar de toda ameaça, não cessam os movimentos indígenas e  afrodescendentes como verdadeiras lutas de decolonização, das quais temos muito a aprender, desaprender, reaprender para então atuar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Racquel Valério Martins, Asociación de Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (ABS-USAL)

Pós doutora em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Portucalense Infante Don Henrique – O Porto; Doutora em  Educação pela Universidad de Salamanca – Espanha; Mestre em Antropología de Iberoamérica pela Universidad de Salamanca – Espanha; Investigadora colaboradora do Instituto de Iberoamerica de la USAL; Membro do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC), do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Turismo (ANTUR/UFS) e do Grupo de Pesquisa de Estudos Decolonias (GPED/UFMS); Presidente da Asociación de Alumnos Brasileños de la Universidad de Salamanca (ABS-USAL).

Referências

FREIRE, Paulo. El grito manso. Buenos Aires: Siglo XXI. 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2005 (1970).

MARTINS, Racquel Valério. A pedagogia de Freire e Freinet e a prática dos Direitos Humanos. Uma contribuição para as comunidades indígena e quilombola da cidade de Aquiraz-Brasil. Salamanca: Ediciones de Salamanca, Colección Vitor. 2017. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctt201mp5b

MOTA NETO, João Colares da. In: A concepção decolonial em Paulo Freire: da denúncia do colonialismo ao anúncio da libertação. In: MOTA NETO, João Colares da. Educação popular e pensamento decolonial latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 2015.

f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2015. p. 146-229. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2018.

QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder, globalización y democracia, en Trayectorias, Monterrey, Universidad Autónoma de Nuevo León, Nos 7 y 8, setiembre, pp 58-90. 2002.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad - Luchas (de)coloniales de nuestra época. Tradução Livre. 1 ed. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar / Ediciones Abya Yala, 2009.

WALSH, Catherine. “Introducción. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos”. En: Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistor, (re) existir y (re)vivir, Tomo I. Quito: Abya-Yala. 2013.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo 2. Quito: Ediciones Abya – Yala 2017.

ZIBECHI, Raúl. DESCOLONIZAR la rebeldía. (Des) colonialismo del pensameto crítico e las prácticas emancipatorias. Málaga: Libreando Ediciones. 2014.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Martins, R. V. (2022). Compreendendo a decolonialidade no âmbito de Paulo Freire. Eventos Pedagógicos, 13(3), 803–814. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6440

Edição

Seção

Seção Livre