A presença dos povos indígenas no ensino superior:

representatividade e resistência da Etnia Terena numa perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6450

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Superior, Decolonialidade

Resumo

Este estudo emergiu de discussões, reflexões e pesquisas que nos mostram a importância da inserção dos povos indígenas no ambiente universitário. A necessidade de agregar conhecimentos outros aos conhecimentos universais, promovendo assim avanços epistêmicos e metodológicos mesmo ainda dentro de uma estrutura eurocêntrica de conhecimento. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica com procedimento técnico da pesquisa de campo e para a coleta de dados utilizou-se da realização de entrevistas. Com objetivo de mostrar que a universidade é um espaço que além de formação é também um espaço de luta e de resistência para os povos originários que foram subalternizados ao longo dos anos.

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Biografia do Autor

  • Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Pós Doutora em Educação pela UCDB Linha III - Diversidade Cultural e Educação Indígena, Doutora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora efetiva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana. UFMS/CPAQ. Atua nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura Intercultural Indígena, na elaboração de projetos na educação Indígena Terena e com temas relacionados a questões étnico raciais.

  • David Arenas Carmona, Universidade Católica Dom Bosco

    Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB Linha III - Diversidade Cultural e Educação Indígena, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana. UFMS/CPAQ. Bolsista FUNDECT, atua como pesquisador nas áreas referentes a diversidade cultural, educação indígena estudos culturais e decolonialidade. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais – GPED/UFMS.

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Publicado

27-12-2022 — Atualizado em 27-12-2022

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Seção

Seção Livre

Como Citar

Cunha, F. C. D. F., & Carmona, D. A. (2022). A presença dos povos indígenas no ensino superior:: representatividade e resistência da Etnia Terena numa perspectiva decolonial. Eventos Pedagógicos, 13(3), 700-719. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.6450