Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):

estratégias de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10533

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Ensino-aprendizagem, Ensino fundamental

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a análise das estratégias de ensino- aprendizagem que são utilizadas com alunos com TDAH do 1º ao 5º ano no município de Feliz Natal/MT, tendo como objetivo verificar o que avaliam ser necessário para se trabalhar com esses alunos. Esse artigo foi fundamentado em Russel Barkley, Marília Piazzi Seno, Sandra Rief e nas orientações da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio da aplicação de questionário com os professores no primeiro semestre de 2022. Concluímos que o trabalho realizado pelos professores tem base empírica e se relaciona com a teoria devido às experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Gabriela Morschberger de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção. TDAH e o processo de aprendizagem. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-e-o-processo-de-aprendizagem/. Acesso em: 27 set. 2022.

ABRANTES, Angelo Antonio; MARTINS, Lígia Márcia. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. 2006. Disponível em: https://scielosp.org/article/icse/2007.v11n22/313-325/pt/#. Acesso em: 18 de outubro de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000200010

BARKLEY, Russell A. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni; CASELLA, Erasmo Barbante. Compreendendo o impacto do TDAH na dinâmica familiar e as possibilidades de intervenção. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100010. Acesso em 18 de Outubro de 2022.

BRASIL. LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14254&ano=2021&ato=a27IzYE9UMZpWT004. Acesso em: 25 de outubro de 2022

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da

criança. São Paulo: Papirus, 1998.

Jou, G. I., Amaral, B., Pavan, C. R., Schaefer, L. S. & Zimmer, M. (2010). Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Um Olhar no Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/Q4GXdJzTPvBdgwjwNZv8mrw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 de outubro 2022 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000100005

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS, DSM-5 / American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. Porto Alegre : Artmed, 2014.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Biblioteca Virtual em Saúde. Publicado em junho 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade tdah/#:~:text=%C3%89%20um%20transtorno%20neurobiol%C3%B3gico%20de,indiv%C3%ADduo%20por%20toda%20a%20vida. Acesso em 29 de junho de 2022.

ROCHA, Bruna Eduarda. A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UMA CIDADE NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. 16 de Março de 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/transtorno-de-deficit Acesso em: 08 de julho de 2022. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/transtorno-de-deficit

RIEF, Sandra. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, Vozes, 1993.

SENO, Marília Piazzi. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?. Revista psicopedagogia, v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862010000300003#:~:text=334%2D343.,3%20a%205%25%20das%20crian%C3%A7as. Acesso em: 01 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Oliveira, A. G. M. de. (2022). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):: estratégias de ensino-aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 13(3), 427–438. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10533

Edição

Seção

Seção Artigos