Os instrumentos de avaliação na educação infantil:
registros pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10543Palavras-chave:
Educação Infantil, Criança, AvaliaçãoResumo
O presente artigo, traz reflexões sobre os instrumentos de avaliação por meio de registros pedagógicos na educação infantil. Para realizar o processo de discussão e análises, pautou-se em autores como Tonello e em documentos oficiais. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionário a professores da que atuam na Educação Infantil em uma escola no Município de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. A pesquisa constata que o processo de avaliação na Educação Infantil deve acontecer de uma maneira que a criança seja protagonista do seu processo, permitindo que elas acompanhem seu próprio desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GENTE FELIZ. Projeto Político Pedagógico. Sinop: EMEI Gente Feliz, 2021.
TONELLO, Denise. Portfólio: pra que te quero? São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.