Os instrumentos de avaliação na educação infantil:

registros pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10543

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Avaliação

Resumo

O presente artigo, traz reflexões sobre os instrumentos de avaliação por meio de registros pedagógicos na educação infantil. Para realizar o processo de discussão e análises, pautou-se em autores como Tonello e em documentos oficiais. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionário a professores da que atuam na Educação Infantil em uma escola no Município de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. A pesquisa constata que o processo de avaliação na Educação Infantil deve acontecer de uma maneira que a criança seja protagonista do seu processo, permitindo que elas acompanhem seu próprio desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Vitorino Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GENTE FELIZ. Projeto Político Pedagógico. Sinop: EMEI Gente Feliz, 2021.

TONELLO, Denise. Portfólio: pra que te quero? São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Machado, J. V. (2022). Os instrumentos de avaliação na educação infantil:: registros pedagógicos. Eventos Pedagógicos, 13(3), 522–530. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10543

Edição

Seção

Seção Artigos