OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

registros pedagógicos

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança, Avaliação

Resumo

O presente artigo, traz reflexões sobre os instrumentos de avaliação por meio de registros pedagógicos na educação infantil. Para realizar o processo de discussão e análises, pautou-se em autores como Tonello e em documentos oficiais. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa por meio de aplicação de questionário a professores da que atuam na Educação Infantil em uma escola no Município de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. A pesquisa constata que o processo de avaliação na Educação Infantil deve acontecer de uma maneira que a criança seja protagonista do seu processo, permitindo que elas acompanhem seu próprio desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo.

Biografia do Autor

Jéssica Vitorino Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GENTE FELIZ. Projeto Político Pedagógico. Sinop: EMEI Gente Feliz, 2021.

TONELLO, Denise. Portfólio: pra que te quero? São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

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Publicado

27/12/2022

Como Citar

Machado, J. V. (2022). OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:: registros pedagógicos. Revista Eventos Pedagógicos, 13(3), 522–530. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10543

Edição

Seção

Seção Artigos