Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Alfabetização, Letramento, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a questão das dificuldades enfrentadas pelo aluno com deficiência auditiva, que faz uso de implante coclear, em seu processo de alfabetização e letramento, considerando sua característica de ser uma criança oralizada e não usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esse trabalho se fundamentou teoricamente nas autoras Magda Soares, Maria Cristina Fonseca Redondo e Josefina Martins Carvalho, Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando César Capovilla, Rebecca Jucksch Torquato, Gladi Inês Gatto e Tania Maria Tochetto. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva baseada em observação, a partir dos aspectos relacionados à deficiência auditiva, aprendizagem, leitura e escrita. Conclui-se que a alfabetização da criança deficiente auditiva, ouvinte, porém, através de aparelho auditivo e implante coclear, é um processo permeado por muitas dificuldades, desde o ambiente em que esse processo acontece, devido aos sons externos.

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Biografia do Autor

  • Aline Karina Queiroz Faustinelli Damasceno, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva. (2022). Eventos Pedagógicos, 13(3), 416-426. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534

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