Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Alfabetização, Letramento, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a questão das dificuldades enfrentadas pelo aluno com deficiência auditiva, que faz uso de implante coclear, em seu processo de alfabetização e letramento, considerando sua característica de ser uma criança oralizada e não usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esse trabalho se fundamentou teoricamente nas autoras Magda Soares, Maria Cristina Fonseca Redondo e Josefina Martins Carvalho, Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando César Capovilla, Rebecca Jucksch Torquato, Gladi Inês Gatto e Tania Maria Tochetto. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva baseada em observação, a partir dos aspectos relacionados à deficiência auditiva, aprendizagem, leitura e escrita. Conclui-se que a alfabetização da criança deficiente auditiva, ouvinte, porém, através de aparelho auditivo e implante coclear, é um processo permeado por muitas dificuldades, desde o ambiente em que esse processo acontece, devido aos sons externos.

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Biografia do Autor

Aline Karina Queiroz Faustinelli Damasceno, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Damasceno, A. K. Q. F. (2022). Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva. Eventos Pedagógicos, 13(3), 416–426. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534

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Seção Artigos