Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Alfabetização, Letramento, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a questão das dificuldades enfrentadas pelo aluno com deficiência auditiva, que faz uso de implante coclear, em seu processo de alfabetização e letramento, considerando sua característica de ser uma criança oralizada e não usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esse trabalho se fundamentou teoricamente nas autoras Magda Soares, Maria Cristina Fonseca Redondo e Josefina Martins Carvalho, Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando César Capovilla, Rebecca Jucksch Torquato, Gladi Inês Gatto e Tania Maria Tochetto. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva baseada em observação, a partir dos aspectos relacionados à deficiência auditiva, aprendizagem, leitura e escrita. Conclui-se que a alfabetização da criança deficiente auditiva, ouvinte, porém, através de aparelho auditivo e implante coclear, é um processo permeado por muitas dificuldades, desde o ambiente em que esse processo acontece, devido aos sons externos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Karina Queiroz Faustinelli Damasceno, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). SINOP, Mato Grosso, Brasil.

Referências

CAPELLINI, Simone Aparecida; CUETOS, Fernando; OLIVEIRA, Adriana Marques de. PROLEC - provas de avaliação dos processos de leitura: manual. 2ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

GATTO, Gladi Inês; TOCHETTO, Tania Maria. Deficiência auditiva infantil: implicações e soluções. CEFAC, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 110-15, jan-mar, 2007.

JARDINI, Renata Savastano Ribeiro; SOUZA, Patrícia Thimóteo. Alfabetização e reabilitação dos distúrbios de leitura/escrita por metodologia fono-vísuo-articulatória. Pró-Fono - Revista de Atualização Científica, Barueri (SP), v. 18, n. 1, p. 69-78, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pfono/a/RKycsLVJxjDsFwkxP6zLbQp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 set. 2022.

REDONDO, Maria Cristina Fonseca; CARVALHO, Josefina Martins. Deficiência auditiva. Brasília: Cadernos da TV Escola 1, 2000. 64 p.

SEABRA, Alessandra Gotuzo; CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem Fônica. 6. ed. São Paulo: MEMNON, 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

TORQUATO, Rebecca Jucksch. A Alteração do Processamento Auditivo e a Relação com a Dificuldade de Aprendizagem da Escrita. 2012. 45f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Tuiuti do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Damasceno, A. K. Q. F. (2022). Dificuldades no processo de alfabetização e letramento de aluno com deficiência auditiva. Eventos Pedagógicos, 13(3), 416-426. https://doi.org/10.30681/reps.v13i3.10534