v. 15 n. 1 (2024): Pesquisas, produtos e processos em ensino de ciências da natureza e matemática

					Visualizar v. 15 n. 1 (2024): Pesquisas, produtos e processos em ensino de ciências da natureza e matemática

A 38ª edição da Revista Eventos Pedagógicos (v. 15, n. 1) apresenta o Dossiê Temático intitulado “Pesquisas, Produtos e Processos em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática”, o qual tem, como objetivo, apresentar e discutir o desenvolvimento de pesquisas, produtos e processos relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, no contexto do primeiro quinquênio, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, no norte do estado de Mato Grosso.

Expediente e apresentação da edição: Roseli Adriana Blümke Feistel e Eberson Paulo Trevisan.

Ensaio: Norma Suely Gomes Allevato.

Tema em pauta: Artigos produzidos por pesquisadores que se debruçaram sobre discussões relacionadas ao tema do dossiê - “Pesquisas, Produtos e Processos em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática”.

Entrevista: Realizada com Gladys Denise Wielewski, docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Editores associados: Roseli Adriana Blümke Feistel e Eberson Paulo Trevisan.

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger.

Data de publicação: 26 de maio de 2024.

Publicado: 26-05-2024

Expediente e apresentação da edição

  • Expediente e apresentação da edição v. 15 n. 1, jan./maio 2024

    Roseli Adriana Blümke Feistel, Eberson Paulo Trevisan
    2-15
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12527

Ensaio

Tema em Pauta

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA NO ENSINO ESCOLAR: contextualizando a ocupação do solo na amazônia meridional

    Cindy Lauper Ferreira Silva, Jean Reinildes Pinheiro
    27-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11946
  • ENSINO DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA NÃO IONIZANTE E O DECLÍNIO POPULACIONAL DE ABELHAS: uma proposta de produto educacional com práticas interdisciplinares

    Crisilandia de Nave da Silva, Carmen Wobeto
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12240
  • A VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MODELO DE BARRAS COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    Edson Pereira Barbosa, Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Stela Maris Ferrari Streit
    60-77
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11850
  • A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO FORMATO ON-LINE

    Isis Mendes Corrêa de Moraes, Elizabeth Quirino de Azevedo
    78-94
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11859
  • A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR

    Jizéli Marciano Gonçalves, Lorenna Cardoso Rezende
    95-108
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11845
  • AS HABITAÇÕES DO POVO KAWAIWETÉKAIABI NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Leilane Alves de Oliveira, Katia Dias Ferreira Ribeiro
    109-120
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12249
  • O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA uma investigação a partir da formação de professores

    Maicon Diego da Silva Olgado, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan
    121-142
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11848
  • UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA, UMA SALA DE AULA E UMA (OUTRA) AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO

    Patrícia Saynara Paschoal Santana, João Ricardo Viola dos Santos
    142-163
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11939
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA (DAM) concepções de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

    Renata Aparecida da Silva, Marta Maria Pontin Darsie
    164-180
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.11896
  • ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADOR histórias em quadrinhos na perspectiva dos três momentos pedagógicos

    Rita Yolanda Krause, Roseli Adriana Blümke Feistel
    181-203
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12257

Entrevista

  • ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES contribuições da REAMEC

    Gladys Denise Wielewski, Eberson Paulo Trevisan
    204-211
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v15i1.12347

EDIÇÃO COMPLETA