v. 11 n. 2 (2020): Sociolinguística(s), linguagens e sociedade

					Visualizar v. 11 n. 2 (2020): Sociolinguística(s), linguagens e sociedade

Seção Apresentação: pelo professor Juscelino Francisco do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Picos -PI;

Introdução: Brenda Costa Lorentz, Cristinne Leus Tomé, Neusa Inês Philippsen e Vanessa Dociati;

Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Período Letivo Suplementar Excepcional em 2020/3);

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Sociolinguística(s), linguagens e sociedade";

Seção Entrevista: com o professor Joachim Steffen, da Universität Augsburg, Augsburg - Bavaria, Germany.

Organização: Neusa Inês Philippsen e Cristinne Leus Tomé

Editora-chefe: Cristinne Leus Tomé

Data de publicação: 8 de setembro de 2020.

Publicado: 08-09-2020

Entrevista

Expediente

  • Expediente - Sumário

    Cristinne Leus Tomé
    131-139
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10318

Apresentação

  • Sociolinguística(s), linguagens e sociedade

    Juscelino Francisco do Nascimento
    140-144
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10313

Introdução

  • Introdução

    Brenda Costa Lorentz, Cristinne Leus Tomé, Neusa Inês Philippsen, Vanessa Dociati
    145-153
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10314

Seção Artigos

  • O uso de materiais reutilizáveis nas práticas pedagógicas

    Alex Boeno Custodio
    154-163
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10291
  • Afetividade em sala de aula

    Brenda Costa Lorentz
    164-174
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10308
  • O brincar e a criança

    Cirila Fernandes Benites Ribeiro
    175-184
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10297
  • Reflexões sobre escolas multisseriadas

    Cleiciene Rabelo Conceição
    185-194
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10293
  • A importância do brincar na educação infantil

    Cristiane Aparecida Facco do Nascimento
    195-204
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10307
  • Relação educador e educando: afeto e amorosidade

    Deuzami Castro Ribeiro Alencar
    205-214
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10305
  • A escola do meio rural em Sinop: os espaços de aprendizagem

    Elizabeth Rezende Almeida
    215-224
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10296
  • A ação do pedagogo em empresas

    Gabrieli Stefani Oliveira
    225-235
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10294
  • Integração do idoso na era da informática

    Gilvana Mendes de Oliveira Vitorino
    236-246
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10310
  • Síndrome de down e relações de inclusão

    Giselle Barros da Silva
    247-256
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10311
  • O letramento na educação infantil

    Jessica Garcia Miranda
    257-266
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10298
  • Práticas literárias na educação infantil

    Jessica Katherine Ferrato Campos
    267-276
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10309
  • Música na educação infantil: processos pedagógicos

    Karine de Lima Pereira
    277-286
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10317
  • Transtorno Opositor Disruptivo e suas implicações na aprendizagem com alunos da rede municipal de Sinop

    Letícia Cristina de Souza Blasius
    287-297
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10306
  • Experiências pedagógicas em educação ambiental

    Luciana Falkoski
    298-306
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10299
  • O processo de acolhimento e adaptação do bebê na creche em Sinop, Mato Grosso

    Marinez Renata Rasche
    307-316
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10304
  • Autista e alfabetização

    Mayara dos Santos de Souza
    317-326
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10300
  • Reflexões sobre diversidade sexual e de gênero nas aulas de biologia

    Michael Douglas da Silva Pessoa
    327-336
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10301
  • Adoecimento do profissional docente

    Rosana Vasconcelos Piluni
    337-346
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10312
  • Música: o processo pedagógico e o desenvolvimento da criança

    Taise Deon
    347-356
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10292
  • Práticas pedagógicas para crianças que apresentam comportamentos agressivos na educação infantil

    Vanessa Dociati
    357-366
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10303

Seção Resumos

  • Promoción de conductas de ayuda y aceptación social en el contexto escolar

    Paula Araceli Luján Gómez
    367-368
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10284

Seção Livre

  • Preconceito contra idosos: práticas, crenças e formas de superar

    Aureir Alves de Brito, Ana Lúcia Ponciano Ribeiro
    369-386
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10282
  • Relatos de refúgio: uma análise da narrativa tipicamente laboviana

    Carlos Gustavo Camillo Pereira
    387-400
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10285
  • Língua portuguesa e sua relevância nos cursos de graduação: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop

    Débora Santos Oliveira
    401-418
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10276
  • Homossexualidade: um preconceito social

    Hilda Albino Peixoto, Ana Maria Barbosa Jorge
    419-432
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10271
  • O analfabetismo em Mato Grosso: um olhar sociolinguístico na perspectiva do letramento

    Izabela Antônia Petroski Guzzo, Franciele Pelissari
    433-450
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10283
  • Direito e reconhecimento sociolinguístico dos povos indígenas no Brasil: caminhos e descaminhos dos povos que não cansam de (re)existir

    Jislaine da Luz, Thauany Ferreira Amaro
    451-469
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10277
  • Diversidade e variação linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II

    Joelinton Fernando de Freitas
    470-493
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10274
  • A toponímia nos nomes de cidades do estado de Goiás: ação categorizante ou resultado cultural?

    Marilia Silva Vieira, Bruno Bento Duarte
    494-511
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10287
  • Escolaridade e preconceito linguístico: um estudo de caso no ambiente de pós-graduação

    Mayara Tonett Galiassi Scheid Weirich
    512-526
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10279
  • Um(a) deficiente físico(a), um(a) cidadão(ã) com direitos iguais: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da sociolinguística

    Priscila Ferreira de Alécio
    527-540
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10280
  • Resquícios do antissemitismo presente nos dias atuais: análise da visão de dois semitas no norte mato-grossense

    Vitória França Albuquerque
    541-554
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10281