Música: o processo pedagógico e o desenvolvimento da criança

Autores

  • Taise Deon

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10292

Resumo

O artigo aborda o processo de inclusão de atividades que envolvem a música com o objetivo de compreender as relações pedagógicas desta na vida e na constituição educacional das crianças. Esta pesquisa teve como aporte teóricos Teca de Alencar Brito e Raymond Murray Schafer. A metodologia baseou-se numa abordagem qualitativa pelas seguintes técnicas: pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras de uma rede de ensino de educação infantil localizada no município de Sinop – Mato Grosso, em 2019. Concluiu-se que a música, estimula as potencialidades no processo de aprendizagem psicomotoras e sociais.

Palavras-chave: educação infantil; música; aprendizagem; criança.

 

Downloads

Referências

ASSMAN, Mariane; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Musicalização no contexto da educação infantil. Revista Eventos pedagógicos, Sinop, v.2, n.2 , p. 142-151, Ago./ Dez. 2011.

Disponível em:http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index.

Acesso em 18 de ago. 2020

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.Disponível em: Acesso em: 02 set. 2019

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

GAINZA, Violeta H. Estudos de Psicopedagogia Musical. Trad. Beatriz A. Cannabrava. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.

SCHAFER, R. M. O Ouvido Pensante. Trad. Marisa T.O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lucia Pacoal. São Paulo: Unesp, 1991.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Música: o processo pedagógico e o desenvolvimento da criança. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 347-356. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10292