Relação educador e educando: afeto e amorosidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10305Resumo
Este artigo visa compreender a prática de afeto e amorosidade na relação educador e educando no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Sinop Mato Grosso em 2019. A pesquisa delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, a partir da observação participante, seguida de entrevista semiestruturada com dois educandos e questionário para as respectivas educadoras. Conclui-se que as educadoras desenvolvem seus trabalhos, baseados numa relação afetuosa e amorosa tornando sua prática prazerosa com os educandos no ato de ensinar, proporcionando uma relação de respeito, diálogo e amor entre educador e educando.
Palavras-chave: afeto; amorosidade; educador/educando; ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALGODÃO DOCE. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Deuzami Castro Ribeiro Alencar. Afeto e amorosidade na relação educador/educando no ensino fundamental – anos iniciais. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55 ed. São Paulo: Paz e Terra,2017.
GLEIZER, Marcos André. Espinosa e a afetividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação. São Paulo: EPU, 1986.
MONTE-SERRAT, Fernando. Emoção, afeto e amor. São Paulo: Academia de inteligência, 2007.
OLIVEIRA, Amanda Lima de. Relação professor-aluno: a afetividade como promoção da saúde mental dos acadêmicos. Eventos Pedagógicos, Sinop, v.10, n.2, p.700-710, ago./dez.2019. Disponível em:
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3722/2605
Acesso em: 20 ago.2020.
ORQUÍDEA. Dados de Pesquisa. [Questionário cedido a]: Deuzami Castro Ribeiro Alencar. Afeto e amorosidade na relação educador/educando no ensino fundamental – anos iniciais. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.
PIRULITO. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Deuzami Castro Ribeiro Alencar. Afeto e amorosidade na relação educador/educando no ensino fundamental – anos iniciais. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.
ROSA. Dados de Pesquisa. [Questionário cedido a]: Deuzami Castro Ribeiro Alencar. Afeto e amorosidade na relação educador/educando no ensino fundamental – anos iniciais. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.
SAMPAIO, Dulce Moreira. A pedagogia do ser: educação dos sentimentos e dos valores humanos. Petrópolis, RJ: Vozes,2004.
TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade. Diálogo e Amorosidade em Paulo Freire: dos princípios às atitudes na formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.