Relação educador e educando: afeto e amorosidade

Autores

  • Deuzami Castro Ribeiro Alencar Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10305

Resumo

Este artigo visa compreender a prática de afeto e amorosidade na relação educador e educando no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Sinop Mato Grosso em 2019. A pesquisa delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, a partir da observação participante, seguida de entrevista semiestruturada com dois educandos e questionário para as respectivas educadoras. Conclui-se que as educadoras desenvolvem seus trabalhos, baseados numa relação afetuosa e amorosa tornando sua prática prazerosa com os educandos no ato de ensinar, proporcionando uma relação de respeito, diálogo e amor entre educador e educando.

Palavras-chave: afeto; amorosidade; educador/educando; ensino-aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

  • Deuzami Castro Ribeiro Alencar, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Referências

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Relação educador e educando: afeto e amorosidade. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 205-214. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10305