Diversidade e variação linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II

Autores

  • Joelinton Fernando de Freitas Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10274

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar como um livro didático de língua portuguesa, destinado ao ensino fundamental II de escolas públicas que aborda questões relacionadas à diversidade e variação linguística. O aporte teórico foi baseado na área da Sociolinguística Educacional e também nos documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular. Os resultados mostram que o livro abordou estes conceitos, porém compreende-se que a diversidade e variação linguística não podem ser vistas como temas para serem trabalhados isoladamente, mas sim, no decorrer de todo o livro.

Palavras-chave: sociolinguística; livro didático; língua portuguesa.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Diversidade e variação linguística em um livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 470-493. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10274