Adoecimento do profissional docente

Autores

  • Rosana Vasconcelos Piluni

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10312

Resumo

O presente trabalho aborda a relação existente entre as condições do trabalho docente e o adoecimento do mesmo, considerando para tanto as condições reais de trabalho as quais os profissionais em questão estão inseridos durante sua jornada de trabalho. A pesquisa estrutura-se em buscas bibliográficas e documentais, a saber, os programas de: prevenção a riscos ambientais e o de controle médico da saúde ocupacional, entrevistas com duas professoras efetivas do município, constituindo assim os sujeitos desta pesquisa. Dessa forma, concluiu-se que atualmente as causas relacionadas ao aspecto cognitivo atingem mais os docentes do que as relacionadas ao aspecto físico.

Palavras-chave: trabalho docente; adoecimento; profissional; condições de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins. Condições de Trabalho Docente e Saúde na Bahia: Estudos Epidemiológicos. Educ. Sec. Campinas, v. 30, n. 107, p. 427-449, maio/ago, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/07.pdf. Acesso em: 31 out. 2019.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História de Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.

ASSUNÇÃO Ada Ávila; BARRETO Sandhi Maria; GASPARINI Sandra Maria. O Professor, as Condições de Trabalho e os Efeitos Sobre sua Saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

BAIÃO, Lidiane de Paiva Mariano; CUNHA, Rodrigo Gontija. Doenças e / ou Disfunções Ocupacionais no Meio Docente: Uma Revisão de Literatura. Revista Formação @Docente, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/viewFile/344/338. Acesso em: 31 out. 2019.

BIAZUS, Marisa Angela. Condições de Trabalho dos Professores Após a Implantação de Cursos Superiores de Tecnologia: estudo de caso em uma Instituição Pública Federal de Educação Tecnológica, a partir da abordagem ergonômica. Florianópolis, outubro de 2000. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30359980.pdf. Acesso em: 12 nov. 2019.

BRASIL, Ministério Da Educação Conselho Nacional De Educação –CNE - Conselho Pleno – Resolução Nº 2, de 1º de Julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 15 out. 2019.

CAMARGO, Eloider. As Condições do Trabalho do Docente em uma Escola Pública de Sinop - Mato Grosso. REP’s - Revista Even. Pedagóg., Número Regular: Formação de Professores e Desafios da Escola no Século XXI Sinop, v. 7, n. 2 (19. ed.), p. 371-385, jun./jul. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/109/showToc. Acesso em: 25 ago. 2020.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa: Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 15 nov. 2019.

LELI, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 152-174. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a07v1429.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. A condição dos professores: recomendação Internacional de 1966, um instrumento para a melhoria da condição dos professores. Genebra: OIT/ Unesco, 1984. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/a%20condi%C3%A7%C3%A3o%20dos%20professores.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

PÊGO, Francinara Pereira Lopes e; PÊGO, Delcir Rodrigues. Síndrome de Burnout. Rev. Bras. Med. Trab.,São Paulo, v. 14, n. 2, p. 171-176, 2016. Disponível em: http://www.rbmt.org.br/exportpdf/46/v14n2a15.pdf. Acesso em: 07 nov. 2019.

PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio. Condições de Trabalho Docente nas Escolas de Educação Básica no Brasil: uma análise quantitativa. 2016. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://www.gestrado.net.br/images/publicacoes/114/tese_final_edmilson.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.

PILUNI, Rosana Vasconcelos. Diário de Campo: as condições de trabalho como fator de aumento do índice do absenteísmo docente. Sinop – MT, 2019.

REBELO, Ana Teresa Bragança. Riscos nas Salas de Aula: estudo de um caso. 2007. Disponível em: https://repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/58791/2/Texto%20integral.pdf. Acesso em: 09 nov. 2019.

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; LÉDA, Denise Bessa. O Significado do Trabalho em Tempos de Reestruturação Produtiva. Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, Ano 4, n. 2. p. 76-83, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v4n2/v4n2a06.pdf. Acesso em: 29 out. 2019.

SOUZA et al. Mal-estar docente: a saúde do professor nos dias atuais. Revista Humanidades e inovações. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 84 - 94, 2016. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/180/163. Acesso em: 19 out. 2019.

WEBBER, Deise Vilma.; VERGANI, Vanessa. A Profissão de Professor na Sociedade de Risco e a Urgência por Descanso, Dinheiro e Respeito no Meio Ambiente Laboral. Anais... XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3122.pdf. Acesso em: 08 nov. 2019.

ÍRIS. Íris: depoimento [09 set 2019]. Entrevistadora: Rosana Vasconcelos Piluni. Sinop, MT, 2019. 1 aparelho celular Samsung (30 min. 27 seg.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as condições de trabalho e o adoecimento docente.

VIOLETA. Violeta: depoimento [23 set 2019]. Entrevistadora: Rosana Vasconcelos Piluni. Sinop, MT, 2019. 1 aparelho celular Samsung (30 min. 27 seg.). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as condições de trabalho e o adoecimento docente.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Adoecimento do profissional docente. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 337-346. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10312