Transtorno Opositor Disruptivo e suas implicações na aprendizagem com alunos da rede municipal de Sinop

Autores

  • Letícia Cristina de Souza Blasius Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10306

Resumo

Este artigo propõe analisar as dificuldades enfrentadas por alunos do Ensino fundamental com o Transtorno Opositor Disruptivo no processo de ensino aprendizagem, tendo como referencial o autor Gustavo Teixeira. A pesquisa foi realizada em escolas da Rede Municipal de Sinop, Mato Grosso, com professores, coordenadoras e a mãe do aluno diagnosticado com o transtorno, por meio da pesquisa qualitativa, sendo aplicado a estes questionários semiestruturados. Concluiu-se que crianças com este transtorno pode apresentar comportamento e aprendizagem diferentes em determinadas disciplinas.

Palavras-chave: transtorno opositor disruptivo; comportamento; aprendizagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Cristina de Souza Blasius, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BALLONE G.J. A família faz mal à Saúde? – in Psiqweb Psiquiatria Geral, Internet, atualizado em 2002. Disponível em: < http://sites.uol.com.br/gballone/familia/fazmal.html > Acesso em: 11/09/2019.

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta; POLYDORO, Soely. Teoria Social Cognitiva: Conceitos Básicos. Porto Alegre: Arumed, 2008.

FREITAS, M. C. de. O aluno incluído na educação básica: avaliação e permanência. São Paulo: Cortez, 2013.

MOURA, C. (2002). Será que conheço você? Jogos terapêuticos para pais e filhos. Londrina.

SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3° Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

TEIXEIRA, Gustavo. O Reizinho da Casa: Manual para Pais de Crianças Positivas, Desafiadoras e Desobedientes.1, Ed. Rio de Janeiro: Best Seller. 2014.

TEIXEIRA, Gustavo. O Reizinho da Casa: Manual para Pais de Crianças Positivas, Desafiadoras e Desobedientes.7, Ed. Rio de Janeiro: Best Seller. 2017.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Transtorno Opositor Disruptivo e suas implicações na aprendizagem com alunos da rede municipal de Sinop. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 287-297. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10306