Reflexões sobre escolas multisseriadas

Autores

  • Cleiciene Rabelo Conceição Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10293

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os processos e as relações de vida dos sujeitos alunos e professores em espaços multisseriados. A pesquisa bibliográfica teve inicio no ano de 2016, findando-se no ano de 2019. A metodologia teve abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, com professores que já atuaram nesse modelo educacional e questionários que foram enviados por e-mail para professoras que atuaram em classes multisseriadas, uma no Estado do Pará e outra no município de Sinop. Os resultados apresentam uma realidade de muitos conflitos, que se expressam em uma rotina de trabalho e organização do tempo e do espaço, onde os sujeitos do campo são protagonistas.

Palavras-chave: educação do campo; escola multisseriada; história de vida.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleiciene Rabelo Conceição, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna, (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 02 nov. 2019.

CHAGAS, Rosilda Ribeiro. Práticas Pedagógicas na alfabetização de uma turma multisseriada no campo. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 7, n. 3, p. 1577-1603, ago./dez. 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2394/1907. Acesso em: 14 ago. 2020.

IOLANDA 1. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Cleiciene Rabelo Conceição. Reflexões sobre as escolas multisseriadas. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.

MARINHO, Ernandes Reis. Um olhar sobre a educação rural brasileira. Brasília: Universa, 2008.

REGINA 1. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Cleiciene Rabelo Conceição. Reflexões sobre as escolas multisseriadas. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Reflexões sobre escolas multisseriadas. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 185-194. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10293