Um(a) deficiente físico(a), um(a) cidadão(ã) com direitos iguais: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da sociolinguística

Autores

  • Priscila Ferreira de Alécio Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10280

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar como os deficientes inserem-se na sociedade atual. Os pressupostos teóricos pautam-se nos Decretos 3.298, 13.146 e na Lei 10.098, como também em Stabironas. Assim, o foco principal é investigar se os portadores de deficiência possuem a acessibilidade que lhes é assegurada pela constituição, bem como analisar e se ainda há preconceito para com esses sujeitos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em forma de conversa livre. Os resultados mostram que ainda há um tratamento excludente da sociedade para com os deficientes, porém procuram gozar do direito que é constitucionalmente garantido.

Palavras-chave: deficientes físicos; sociedade; direitos; constituição.

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Biografia do Autor

  • Priscila Ferreira de Alécio, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso na qual também foi bolsista de Iniciação Científica, CNPq. Atualmente participa do Projeto Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso (DIVALIMT) em que desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística Variacionista. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS). Como trabalho de conclusão de curso, desenvolveu pesquisa no que concerne à interferência da oralidade na escrita em sujeitos que estudam a fase escolar inicial. Atualmente cursa Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais para crianças, bem como, é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras (Strictu Sensu) na área de Estudos Linguísticos com pesquisas concernentes à Sociolinguística e a Dialetologia Perceptual sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Um(a) deficiente físico(a), um(a) cidadão(ã) com direitos iguais: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da sociolinguística. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 527-540. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10280