Homossexualidade: um preconceito social

Autores

  • Hilda Albino Peixoto UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Ana Maria Barbosa Jorge

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10271

Resumo

O presente artigo aborda a discriminação contra a homossexualidade e objetiva verificar os preconceitos enfrentados pelos homossexuais na cidade de Sinop/MT. Por se tratar de um tema relevante e atual, despertou-nos o interesse em se fazer uma investigação para evidenciar as vivências de algumas pessoas que possui essa orientação sexual. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com quatro sujeitos, entre 18  e 62 anos, amparada em teóricos como, Jean-Claude Bernardet e Tiago Souza Monteiro Andrade. As análises mostraram que ainda há uma forte incidência de preconceito, sendo necessário aprofundar as pesquisas e as discussões sobre o assunto.

Palavras-chave: homossexualidade; preconceito; sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hilda Albino Peixoto, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês (1998) e Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (2001) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa e, atuou como professora, por um período de aproximadamente 5 anos, no Ensino Fundamental e Médio em escolas estaduais de Sinop/MT. Atualmente é servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, no cargo de TAE - Técnico Administrativo Educacional e possui experiência na área de Gestão Escolar, onde desempenhou atividades por 12 anos.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Homossexualidade: um preconceito social. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 419-432. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10271