Reflexões sobre diversidade sexual e de gênero nas aulas de biologia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10301Resumo
Este artigo objetiva discutir o espaço da diversidade sexual e de gênero nas aulas de biologia, procurando compreender quais as concepções do profissional docente dessa área em sua atuação com adolescentes do ensino médio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Sinop, Mato Grosso. Para a metodologia utilizou-se do método qualitativo. Concluiu-se que mesmo que discutida em sua totalidade, ainda há necessidade de trabalhar a sexualidade dentro do campo da diversidade nas aulas de biologia, para que assim, rompa-se com preconceitos e intolerâncias e desta forma, tenha-se uma proposta pedagógica que visa o respeito às diferenças.
Palavras-chave: educação; sexualidade; diversidade; adolescência.
Downloads
Referências
ARAUJO, Denise Bastos de; CRUZ, Izaura Santiago; DANTAS, Maria da Conceição. Gênero e sexualidade na escola. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/430947/2/eBook_Genero_e_Sexualidade_na_Escola.pdf. Acesso em 28 de out. de 2019.
BENTO, Berenice. transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. Salvador: EDUFBA, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: Unesco, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=%20download&alias=635-vol-27-ed1-juventudes-pdf&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192. Acesso em 31 de ago. de 2019.
_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Diretrizes para uma política educacional em sexualidade/ Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Brasília: MEC/SEPESPE, 1994.
JESUS, Beto de et al. Diversidade sexual na escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens. Ed. Especial, revista e ampliada. São Paulo: ECOS – Comunicação em Sexualidade, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
SANTOS, Monica Machado dos. Sexualidade e os desafios e perspectivas do trabalho pedagógico no âmbito escolar: papel do professor como agente da transformação. In Rev. REP’s – Sociologia da Educação, v. 9, n. 3. ed. 25, 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3305/2398. Acesso em 21 de ago. de 2020.
Aula de Biologia – EEEP – 1º D. Aula de Biologia – EEEP – 1º D: observação. [14 out. 2019]. Pesquisador: Michael Douglas da Silva Pessoa. Sinop, MT, 2019. Diário de campo.
Aula de Biologia – EEEP – 1º D. Aula de Biologia – EEEP – 1º D: observação. [21 out. 2019]. Pesquisador: Michael Douglas da Silva Pessoa. Sinop, MT, 2019. Diário de campo.
Professora de Biologia. Professora de Biologia: depoimento. [22 out. 2019]. Entrevistador: Michael Douglas da Silva Pessoa. Sinop, MT, 2019. 1 aparelho de celular Samsung (32 min e 9 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre sexualidade no contexto das aulas de biologia do 1º ano do ensino médio: das concepções às discussões em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.