O brincar e a criança
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10297Resumo
O artigo aborda os benefícios que o brincar propicia para as crianças na educação infantil. Teve como objetivo analisar as mediações pedagógicas das brincadeiras, e compreender a importância das mesmas como atividade principal no desenvolvimento da aprendizagem. A pesquisa teve como base teórica Tizuko Kishimoto. O estudo foi concretizado por meio de uma abordagem qualitativa, entrevistas com uma mãe e questionário com as professoras, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2019. Concluiu-se que por meio das brincadeiras as crianças adquirem conhecimento cognitivo e social.
Palavras-chave: educação infantil; brincar; Tizuko Kishimoto.
Downloads
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível: em< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf < acesso em 2 de novembro de 2019.
BEZERRA, Silva Layne Jéssica. Importância intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche. Guarabira: UEPB, 2011. Disponível em
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1270/1/PDF%20%20J%C3%A9ssika%20Layne%20Silva%20Bezerra.pdf >acesso 11/10/19
BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In KISHIMOTO, Morchida Tizuko. (Org) O brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KISSMANN, Luciane. Relação família e escola na educação infantil-implicações e construções nos processos. Polo Tio Hugo Rio de Janeiro, Brasil 2014.
MÃE, Dados de Pesquisa. [Entrevistada cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.
NOVAIS, Deiziane Rodrigues. As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.10 n 2 ed. 27 p 775-783, out. 2019. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3698 acesso em 10 março 2020.
OLIVEIRA, Vera Barros O símbolo e o brinquedo. 2º ed, a representação da vida. Petrópolis: Vozes, 1992.
PROFESSORA A, Dados de Pesquisa. [Questionário cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.
PROFESSORA B, Dados de Pesquisa. [Questionário cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.