O brincar e a criança

Autores

  • Cirila Fernandes Benites Ribeiro Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10297

Resumo

O artigo aborda os benefícios que o brincar propicia para as crianças na educação infantil. Teve como objetivo analisar as mediações pedagógicas das brincadeiras, e compreender a importância das mesmas como atividade principal no desenvolvimento da aprendizagem. A pesquisa teve como base teórica Tizuko Kishimoto. O estudo foi concretizado por meio de uma abordagem qualitativa, entrevistas com uma mãe e questionário com as professoras, no município de Sinop, Mato Grosso, no ano de 2019. Concluiu-se que por meio das brincadeiras as crianças adquirem conhecimento cognitivo e social.

Palavras-chave: educação infantil; brincar; Tizuko Kishimoto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cirila Fernandes Benites Ribeiro, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, e bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -- PIBID.

Referências

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível: em< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf < acesso em 2 de novembro de 2019.

BEZERRA, Silva Layne Jéssica. Importância intervenção do professor nas brincadeiras das crianças da creche. Guarabira: UEPB, 2011. Disponível em

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1270/1/PDF%20%20J%C3%A9ssika%20Layne%20Silva%20Bezerra.pdf >acesso 11/10/19

BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In KISHIMOTO, Morchida Tizuko. (Org) O brincar e suas Teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

KISSMANN, Luciane. Relação família e escola na educação infantil-implicações e construções nos processos. Polo Tio Hugo Rio de Janeiro, Brasil 2014.

MÃE, Dados de Pesquisa. [Entrevistada cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.

NOVAIS, Deiziane Rodrigues. As brincadeiras no desenvolvimento de crianças pequenas na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.10 n 2 ed. 27 p 775-783, out. 2019. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/3698 acesso em 10 março 2020.

OLIVEIRA, Vera Barros O símbolo e o brinquedo. 2º ed, a representação da vida. Petrópolis: Vozes, 1992.

PROFESSORA A, Dados de Pesquisa. [Questionário cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.

PROFESSORA B, Dados de Pesquisa. [Questionário cedida a]: Cirila Fernandes Benites Ribeiro. O Brincar como Descoberta do Mundo na Educação Infantil. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago.2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar