Síndrome de down e relações de inclusão

Autores

  • Giselle Barros da Silva Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10311

Resumo

Este artigo objetivou-se discutir as relações de inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do munícipio de Sinop, Mato Grosso no ano de 2019. Para a metodologia utilizou-se de abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas, questionários para colaboradores e observações. Concluiu-se que as relações inclusivas ocorrem de forma lenta, carecendo de um olhar atento, tanto da família quanto da escola. Desta forma, ambas as partes precisam empenhar-se para que ocorra a inclusão da criança com Síndrome de Down dentro do ambiente escolar.

Palavras-chave: ensino fundamental; síndrome de Down; inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giselle Barros da Silva, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

MACHADO, Tuane Lima. Educação inclusiva entre o ideal e o real: estudo de caso em uma escola da rede municipal de Sinop. Eventos Pedagógicos Sinop, v.7, n.3, p. 1348-1362, ago./dez. 2016. Disponível em:

http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index

Acesso em: 27 ago. 2020.

Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Secretaria de Educação Especial/SEESP. Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Brasília. 2010. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936

Acesso em: 18 ago. 2019.

PAULA, Ana Rita de. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação especial, 2007.

PROFESSORA. Dados de Pesquisa. [Entrevista cedida a]: Gisele Barros da Silva. O processo de inclusão da criança com Síndrome de Down no ensino fundamental de uma escola pública de Sinop, Mato Grosso. Sinop, UNEMAT, Curso de Pedagogia, ago. 2019.

SANTOS, Vanice Paula dos. A percepção e as expectativas dos gestores e docentes das salas regulares sobre a sala de aula: cenário a educação inclusiva. Sinop/MT, 2017.

STRATFORD, Brian. Crescendo com a Síndrome de Down. Brasília. Corde, 1997.

TUNES. Elisabeth. Cadê a Síndrome de Down que estava aqui? o gato comeu.... Campinas, SP, 2003.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Síndrome de down e relações de inclusão. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 247-256. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10311