Práticas literárias na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10309Resumo
Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas de literatura infantil em uma escola pública de Sinop-Mato Grosso, em 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de entrevistas. Embasando-se com ideias de autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Fanny Abramovick que enfatizaram as práticas pedagógicas da literatura infantil. Conclui-se que a presença da literatura infantil no ambiente escolar incentiva e desperta desde cedo o gosto pela leitura, tornando-se um elo de aprendizagem e valores construídos e vinculados ao seu desenvolvimento.
Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; literatura.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/259/138. Acesso: 09 nov 2019.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5. ed. São Paulo: Ática, 2002.
Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf. Acesso em: 31 out. 2019.
SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem Histórica e do conceito mercadológico ao Caráter pedagógico na atualidade. REGRAD – Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, São Paulo, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/234/239. Acesso em: 23 nov. 2019.
SILVA, Joice Ribeiro da. Literatura infantil e seus encantamentos. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 3. ed. 20, 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/113. Acesso em: 23 ago. 2020.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. ver., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
PROFESSORA TITULAR. Professora titular: depoimento. [26 set. 2019]. Entrevistadora: Jessica Katherine Ferratto Campos. Sinop, MT, 2019. 1 aparelho de celular Samsung (5 min e 34 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre práticas pedagógicas de literatura na educação infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.