Práticas literárias na educação infantil

Autores

  • Jessica Katherine Ferrato Campos Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado do Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10309

Resumo

Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas de literatura infantil em uma escola pública de Sinop-Mato Grosso, em 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisa bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de entrevistas. Embasando-se com ideias de autores como Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Fanny Abramovick que enfatizaram as práticas pedagógicas da literatura infantil. Conclui-se que a presença da literatura infantil no ambiente escolar incentiva e desperta desde cedo o gosto pela leitura, tornando-se um elo de aprendizagem e valores construídos e vinculados ao seu desenvolvimento.

Palavras-chave: educação infantil; práticas pedagógicas; literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jessica Katherine Ferrato Campos, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado do Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2016/secin2016/paper/viewFile/259/138. Acesso: 09 nov 2019.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5. ed. São Paulo: Ática, 2002.

Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/56015.pdf. Acesso em: 31 out. 2019.

SILVA, Aline Luiza da. Trajetória da literatura infantil: da origem Histórica e do conceito mercadológico ao Caráter pedagógico na atualidade. REGRAD – Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, São Paulo, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/234/239. Acesso em: 23 nov. 2019.

SILVA, Joice Ribeiro da. Literatura infantil e seus encantamentos. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 3. ed. 20, 2016. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/113. Acesso em: 23 ago. 2020.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. ver., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.

PROFESSORA TITULAR. Professora titular: depoimento. [26 set. 2019]. Entrevistadora: Jessica Katherine Ferratto Campos. Sinop, MT, 2019. 1 aparelho de celular Samsung (5 min e 34 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre práticas pedagógicas de literatura na educação infantil.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Práticas literárias na educação infantil. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 267-276. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10309