Música na educação infantil: processos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10317Resumo
Este artigo aborda a música na educação infantil. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa por meio de pesquisa descritiva e entrevista semiestruturada, com professores de crianças de faixa etária de 3 a 4 anos. A pesquisa fundamenta-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na Lei A Música na Educação Básica Brasileira e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Por intermédio da música é possível trabalhar conteúdos diversos, interferir em problemáticas, emocionar, gerar afetividade entre colegas e professores. Concluiu-se que a música é um recurso que precisa ser explorado, uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: educação infantil; música; aprendizagem.Downloads
Referências
LORENTZ, Danielle Costa. O papel da música na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 6, n. 4, p. 100 – 108, nov./dez. 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2010/1605. Acesso em: 28 ago 2020.
BRASIL. Ministério da Educação do Desporto. Referencial Curricular Nacional. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
BRITO, Teca de Alencar. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. 1. ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
FILHO, Francisco de Salles Almeida Mafra. Lei n° 11.769, de 18 de agosto de 2008. A música na educação básica brasileira. Conteúdo Jurídico: Brasilia-DF: 28 ago 2020. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-lei-11769-de-18082008-e-a-musica-naeducacao-basica-brasileira. Acesso em: 28 ago. 2020.
FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF: MEC/SEF, 1997.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.