Experiências pedagógicas em educação ambiental

Autores

  • Luciana Falkoski

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10299

Resumo

Este artigo apresenta as relações entre a Educação Ambiental e as práticas educativas em uma escola pública de Sinop- Mato Grosso, realizada no ano de 2019, com o objetivo de verificar a prática apresentada pela professora no tocante a educação ambiental na escola. A metodologia segue o aspecto qualitativo, pesquisas bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e entrevista semiestruturada. Objetiva-se a identificação, descrição e análise das experiências pedagógicas relativas à educação ambiental a partir dos teóricos: Carlos Rodrigues Brandão, Edneuza Alves Trugillo e Paulo Freire. Conclui-se que a professora trabalha de forma interdisciplinar, promovendo a inserção social dos alunos em diversos espaços.

Palavras-chave: educação fundamental; educação ambiental; práticas pedagógicas; professora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Falkoski
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BRANDÃO, Carlos, Rodrigues; STRECK, Danilo, Romeu. Pesquisa Participante: O Saber da Partilha. Aparecida-SP: Ideias e Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

REMPEL, Tereza, Enaide. Políticas Públicas Ambientais e seus Nexos com a Educação: Um Estudo no Município de Sinop-MT. Cuiabá: EdUFMT, 2014.

SCHORR, R. O. Mauricy. Árvore Viva Mãos com Amor. Cidade: ed.: Experton. 2018.

TRUGILLO, Alves, Edneuza. PINHEIRO, Aldair, José. EAD Tecnologia Pedagógica e Formação Continuada. Articulação de Saberes: A educação ambiental pela via da interdisciplinaridade. Sinop: FAPEMAT, 2011

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Experiências pedagógicas em educação ambiental. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 298-306. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10299