Experiências pedagógicas em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10299Resumo
Este artigo apresenta as relações entre a Educação Ambiental e as práticas educativas em uma escola pública de Sinop- Mato Grosso, realizada no ano de 2019, com o objetivo de verificar a prática apresentada pela professora no tocante a educação ambiental na escola. A metodologia segue o aspecto qualitativo, pesquisas bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e entrevista semiestruturada. Objetiva-se a identificação, descrição e análise das experiências pedagógicas relativas à educação ambiental a partir dos teóricos: Carlos Rodrigues Brandão, Edneuza Alves Trugillo e Paulo Freire. Conclui-se que a professora trabalha de forma interdisciplinar, promovendo a inserção social dos alunos em diversos espaços.
Palavras-chave: educação fundamental; educação ambiental; práticas pedagógicas; professora.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos, Rodrigues; STRECK, Danilo, Romeu. Pesquisa Participante: O Saber da Partilha. Aparecida-SP: Ideias e Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
REMPEL, Tereza, Enaide. Políticas Públicas Ambientais e seus Nexos com a Educação: Um Estudo no Município de Sinop-MT. Cuiabá: EdUFMT, 2014.
SCHORR, R. O. Mauricy. Árvore Viva Mãos com Amor. Cidade: ed.: Experton. 2018.
TRUGILLO, Alves, Edneuza. PINHEIRO, Aldair, José. EAD Tecnologia Pedagógica e Formação Continuada. Articulação de Saberes: A educação ambiental pela via da interdisciplinaridade. Sinop: FAPEMAT, 2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.