Língua portuguesa e sua relevância nos cursos de graduação: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop

Autores

  • Débora Santos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10276

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de tratar sobre a relevância do ensino da Língua Portuguesa no curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do município de Sinop. Para aporte teórico foram utilizados autores como Marcos Bagno, Ferdinand Saussure e Carlos Alberto Faraco, representantes da Linguística, para reafirmar o valor do ensino da língua em meio a outros saberes. A metodologia aplicada foi a pesquisa de campo, a abordagem foi por meio de entrevistas semiestruturadas e orais, transcritas nesse trabalho. Concluiu-se que o entrelaço entre as Ciências Sociais e Humanas é de grande relevância para a sociedade.

Palavras-chave: língua portuguesa; ciências contábeis; ensino superior.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Santos Oliveira
    Possui graduação como Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Jurídicas, Gerenciais e Educação de Sinop - IUNI EDUCACIONAL S.A. / UNIC SINOP (2009). Contadora no escritório CGF Contabilidade LTDA - EPP no município de Sinop-MT. Graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Sinop-MT (2015). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras PPGLetras, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop-MT na área de Estudos Linguísticos com pesquisas na área da Sociolinguística. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS) na mesma instituição.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.

BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GODOY, Leandro. Ensino da língua no curso de Ciências Contábeis. Entrevista cedida à Débora Santos Oliveira. Sinop, n. 03. 09 de novembro de 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Pesquisa Tesauros. Disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1. Acesso em: 11 nov. 2019.

IUDÍCIBUS, Sergio. Contabilidade Gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MACEDO, Wilza Karla Leão de. Por Saussure e Bakhtin: concepções sobre língua/linguagem. In: I Congresso Nacional de Linguagens e Representações: Linguagens e Leituras, III Encontro Nacional da Cátedra UNESCO de Leitura e VII Encontro Local do PROLER UESC - ILHÉUS - BA/ 14 A 17 DE OUTUBRO 2009 . Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/iconlireanais/iconlire_anais/anais-53.pdf. Acesso em: novembro 2019.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1916.

STANGHILIN, Andrielli. Ensino da língua no curso de Ciências Contábeis. Entrevista cedida à Débora Santos Oliveira. Sinop, n. 02. 09 de novembro de 2019.

UNESCO. UNESCO Thesaurus. Disponível em: http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/. Acesso em: 11 nov. 2019.

VILLA, Angelita. Ensino da língua no curso de Ciências Contábeis. Entrevista cedida à Débora Santos Oliveira. Sinop, n. 01. 09 de novembro de 2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

Língua portuguesa e sua relevância nos cursos de graduação: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 401-418. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10276

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)