O letramento na educação infantil

Autores

  • Jessica Garcia Miranda

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10298

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as relações pedagógicas do letramento na Educação Infantil. Os dados foram coletados pela observação participativa, entrevistas e questionários, com 14 crianças, uma professora, uma coordenadora e pais, em uma escola particular da cidade de Sinop-Mato Grosso. A pesquisa foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Por meio da análise de conteúdo de Bardin, verificou-se como se dá o letramento respeitando as multiplicidades das crianças. Concluiu-se que, com respeito às crianças em vivenciar sua infância, o letramento pode ser desenvolvido de maneira equilibrada e tranquila com excelentes resultados.

Palavras-chave: educação infantil; letramento; brincar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jessica Garcia Miranda
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Lda, 2010.

BLANCO, Cristiane Carvalho Mendonça; TRUGILLO, Edneuza Alves. LETRAMENTO: uma aprendizagem mais significativa. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.3, n.2, p. 63 - 72, maio/jul. 2012. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/685/450. Acesso em: 10 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.

FERREIRO, Emilia. A dúvida sobre a idade certa para alfabetizar. Nova Escola, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4122/emilia-ferreiro-a-duvida-sobre-a-idade-certa-para-alfabetizar. Acesso em: 29 nov. 2019.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

PAPILIA, Diane; FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

O letramento na educação infantil. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 257-266. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10298