O letramento na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10298Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as relações pedagógicas do letramento na Educação Infantil. Os dados foram coletados pela observação participativa, entrevistas e questionários, com 14 crianças, uma professora, uma coordenadora e pais, em uma escola particular da cidade de Sinop-Mato Grosso. A pesquisa foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. Por meio da análise de conteúdo de Bardin, verificou-se como se dá o letramento respeitando as multiplicidades das crianças. Concluiu-se que, com respeito às crianças em vivenciar sua infância, o letramento pode ser desenvolvido de maneira equilibrada e tranquila com excelentes resultados.
Palavras-chave: educação infantil; letramento; brincar.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Lda, 2010.
BLANCO, Cristiane Carvalho Mendonça; TRUGILLO, Edneuza Alves. LETRAMENTO: uma aprendizagem mais significativa. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v.3, n.2, p. 63 - 72, maio/jul. 2012. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/685/450. Acesso em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010.
FERREIRO, Emilia. A dúvida sobre a idade certa para alfabetizar. Nova Escola, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4122/emilia-ferreiro-a-duvida-sobre-a-idade-certa-para-alfabetizar. Acesso em: 29 nov. 2019.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
PAPILIA, Diane; FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.