Afetividade em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10308Resumo
Este artigo visa analisar as relações de afetividade entre professores e crianças de uma escola de educação infantil no município de Sinop-Mato Grosso no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com observação participante durante estágio no ambiente escolar e a coleta de dados por meio de questionários. Os estudiosos pesquisados foram Ana Rita Almeida e Paulo Freire, que enfatizam a relação de afetividade em sala de aula. Ao concluir este trabalho compreende-se que a presença da afetividade no ambiente escolar oportuniza metodologias e práticas pedagógicas afetivas que contribuem no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: afetividade; crianças; professores.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes. 2003.
Disponível em:
https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/52471.pdf.
Acesso em 25 out. 2019.
ALMEIDA, Ana Rita. Emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
ARAGÃO, Raimundo Freitas; SILVA, Nubélia Moreira da. A observação como prática pedagógica no ensino de Geografia. Fortaleza: Geosaberes, 2012.
Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_geo_artigo_bruno_henrique_gomes_alexandre.pdf. Acesso em 25 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998. Vol.1,2,3.
CAVALCANTE, M. Como criar uma escola acolhedora. Nova Escola, São Paulo: abril, n. 180, p. 51-57, março 2005.
MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
TAILLE, Y. de L.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon. São Paulo: Summus, 1992.
VITTER, Inês; STRAUB, José Luiz. Afetividade na Educação Infantil. In Rev. REP’s Documentação Pedagógica: experiências com projetos, v. 9, n. 1. ed. 23, 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/124/showToc. Acesso em 25 de ago. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.