Afetividade em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10308Resumo
Este artigo visa analisar as relações de afetividade entre professores e crianças de uma escola de educação infantil no município de Sinop-Mato Grosso no ano de 2019. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com observação participante durante estágio no ambiente escolar e a coleta de dados por meio de questionários. Os estudiosos pesquisados foram Ana Rita Almeida e Paulo Freire, que enfatizam a relação de afetividade em sala de aula. Ao concluir este trabalho compreende-se que a presença da afetividade no ambiente escolar oportuniza metodologias e práticas pedagógicas afetivas que contribuem no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: afetividade; crianças; professores.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes. 2003.
Disponível em:
https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/52471.pdf.
Acesso em 25 out. 2019.
ALMEIDA, Ana Rita. Emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
ARAGÃO, Raimundo Freitas; SILVA, Nubélia Moreira da. A observação como prática pedagógica no ensino de Geografia. Fortaleza: Geosaberes, 2012.
Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_geo_artigo_bruno_henrique_gomes_alexandre.pdf. Acesso em 25 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,1998. Vol.1,2,3.
CAVALCANTE, M. Como criar uma escola acolhedora. Nova Escola, São Paulo: abril, n. 180, p. 51-57, março 2005.
MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
TAILLE, Y. de L.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon. São Paulo: Summus, 1992.
VITTER, Inês; STRAUB, José Luiz. Afetividade na Educação Infantil. In Rev. REP’s Documentação Pedagógica: experiências com projetos, v. 9, n. 1. ed. 23, 2018. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/issue/view/124/showToc. Acesso em 25 de ago. de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.