O analfabetismo em Mato Grosso: um olhar sociolinguístico na perspectiva do letramento

Autores

  • Izabela Antônia Petroski Guzzo
  • Franciele Pelissari

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10283

Resumo

Este trabalho discute sobre o analfabetismo no Brasil e no Mato Grosso com o objetivo de analisar esses indicadores na perspectiva sociolinguística, refletindo sobre como os conceitos de alfabetização, analfabetismo e letramento estão inseridos neste contexto. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica. Os dados indicam que nem o país e nem o estado atingiram a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação para 2015, e que Mato Grosso apresenta o maior índice dentro de sua Grande Região. Foi possível perceber também a relação direta do analfabetismo com os fatores idade, cor ou raça e localização geográfica. Isso se explica pelo contexto sócio-histórico em que se deu a povoação do país e das regiões, de modo que os índices alcançados são reflexo das desigualdades, produto desse processo.

Palavras-chave: analfabetismo; alfabetização; letramento; Mato Grosso; sociolinguística.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 4ª. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1988.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais. São Paulo: Parábola Editorial, 2011[1985].

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre; NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos da educação. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012a.

CAZDEN, Courtney. Vygotsky, Hymes, and Bakhtin: From word to utterance and voice. In: E.A. FORMAN, N. MINICK & C.A. STONE (orgs.) Contexts for Learning: Sociocultural Dynamics in Children´s Development. New York: Oxford Press, 1993.

DI RENZO, Ana Maria. A Constituição do Estado brasileiro e a imposição do português como língua nacional: uma história em Mato Grosso. 2005. 314 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2005.

FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 Anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, Agosto 2001. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso . Acesso em 28 nov. 2019.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para A Liberdade e outros escritos. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREITAG, Raquel. Sociolinguística no/do Brasil. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 58, p. 445-460, 2016.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, [1972] 2008.

LUCCHESI, Dante. PARÂMETROS SOCIOLINGÜÍSTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Revista da ABRALIN, v. 5, n. 1 e 2, p. 83-112, dez. 2006. Disponível em: file:///C:/Users/Master/Downloads/52637-203388-1-SM.pdf. Acesso em: 28 nov. 2019.

LUCCHESI, Dante. A periodização da história sociolinguística do Brasil. D.E.L.T.A., 33.2, (347-382) 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v33n2/1678-460X-delta-33-02-00347.pdf. Acesso em: 29 nov. 2019.

ORLANDI, Eni. Interpretação – autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

ORLANDI, Eni. Discurso fundador – a formação do país e a constituição de identidade nacional. Campinas: Pontes, 2000.

SÁ, Nicanor Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Leis e regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas: Editores Autores Associados, 2000.

SILVA NETO, Serafim. Introdução ao estudo da língua portuguesa no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: INL, 1963.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, Abril 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2019.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar

O analfabetismo em Mato Grosso: um olhar sociolinguístico na perspectiva do letramento. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 433-450. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10283