Autista e alfabetização

Autores

  • Mayara dos Santos de Souza Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10300

Resumo

Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Sinop, Mato Grosso, que atende crianças com autismo no ensino fundamental. A metodologia teve abordagem qualitativa, com observação participante, possibilitando analisar o contexto vivenciado pela professora e os obstáculos que enfrenta para alfabetizar este aluno, seguindo de entrevista semiestruturada com a professora da sala de aula. Os resultados da pesquisa apresentam a importância das adaptações nas atividades para o desenvolvimento do aluno com autismo.

Palavras-chave: educação fundamental; autismo; práticas pedagógicas; professor; estudo de caso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayara dos Santos de Souza, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso.
    Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação e Linguagem, Universidade do Estado de Mato Grosso, e bolsita pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID.

Referências

DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Pesquisa social teoria método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

LEBOYER, Marion. Autismo infantil-fatos e modelos. Tradução de Rosana Guimarães Dalgalarrondo. São Paulo: Papirus, 2003.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais.Tradução de Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.

RAMOS, Sueli Regina. Os desafios encontrado pelos professores frente a criança com autismo. In Ver. REP´s – A educação e a criança autista. v. 9 n. 1 ed. 23, 2018. Disponível em < http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index> Acesso em: 19 de fev. de 2020.

RIVIÈRE, Ángel; COLL, César; et al. Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SANTOS, Vanice de Paula dos. A percepção e as expectativas dos gestores e docentes das salas regulares: Cenário a educação inclusiva. 1º ed. Sinop, MT: Imprenort, 2017.

ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

08-09-2020

Como Citar