Autista e alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10300Resumen
Este artigo visa compreender as práticas pedagógicas na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Sinop, Mato Grosso, que atende crianças com autismo no ensino fundamental. A metodologia teve abordagem qualitativa, com observação participante, possibilitando analisar o contexto vivenciado pela professora e os obstáculos que enfrenta para alfabetizar este aluno, seguindo de entrevista semiestruturada com a professora da sala de aula. Os resultados da pesquisa apresentam a importância das adaptações nas atividades para o desenvolvimento do aluno com autismo.
Palavras-chave: educação fundamental; autismo; práticas pedagógicas; professor; estudo de caso.
Descargas
Referencias
DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Pesquisa social teoria método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
LEBOYER, Marion. Autismo infantil-fatos e modelos. Tradução de Rosana Guimarães Dalgalarrondo. São Paulo: Papirus, 2003.
MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais.Tradução de Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.
RAMOS, Sueli Regina. Os desafios encontrado pelos professores frente a criança com autismo. In Ver. REP´s – A educação e a criança autista. v. 9 n. 1 ed. 23, 2018. Disponível em < http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index> Acesso em: 19 de fev. de 2020.
RIVIÈRE, Ángel; COLL, César; et al. Desenvolvimento psicológico e educação. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, Vanice de Paula dos. A percepção e as expectativas dos gestores e docentes das salas regulares: Cenário a educação inclusiva. 1º ed. Sinop, MT: Imprenort, 2017.
ZABALA, Antoni. A prática educativa como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.