Direito e reconhecimento sociolinguístico dos povos indígenas no Brasil: caminhos e descaminhos dos povos que não cansam de (re)existir

Autores

  • Jislaine da Luz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thauany Ferreira Amaro Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10277

Resumo

O presente trabalho tem como tema central a análise sociolinguística da presença de preconceitos social e linguístico sofridos pelos povos indígenas. Optou-se por uma abordagem de pesquisa interpretativista, baseada nos pressupostos de Bortoni-Ricardo, sendo desenvolvida com revisão bibliográfica e, posteriormente, aplicação de teste de atitudes baseado na Escala de Likert a 11 pessoas de algumas cidades de Mato Grosso. Os resultados demonstram a existência desses preconceitos social e linguístico em relação aos indígenas, que estes advêm de relações se poder simbólicas, considerando o espectro contextual da região, historicamente conflitante no que tange às relações entre indígenas e não-indígenas.

Palavras-chave: sociolinguística; preconceitos social e linguístico; indígenas; Mato Grosso.

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Biografia do Autor

  • Jislaine da Luz, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004), com pós graduação em Tecnologias da Educação pela FAR - Faculdade Reunida (2013) em Tecnologia na educação, EAD e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como Professora Formadora do Cefapro de Matupá - MT, responsável pela formação de professores em linguagens, códigos e tecnologias e orientação à Projetos de Formação Continuada nas Escolas Estaduais atendidas pelo polo do Cefapro de Matupá. Mestranda no programa de Pós Graduação PPGLetras, na linha de pesquisa de Estudos Linguísticos.
  • Thauany Ferreira Amaro, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Mestranda em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso em Sinop-MT. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, Sociolinguística, Variação Linguística. Integrante do projeto de pesquisa DIVALIMT. Estudante no grupo de pesquisa NUPESDD - Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos, do(a) Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

08-09-2020

Como Citar

Direito e reconhecimento sociolinguístico dos povos indígenas no Brasil: caminhos e descaminhos dos povos que não cansam de (re)existir. (2020). Eventos Pedagógicos, 11(2), 451-469. https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10277