Integração do idoso na era da informática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10310Resumo
Este trabalho tem como objetivo constatar possíveis dificuldades que o grupo da terceira idade enfrenta ao se deparar com os avanços tecnológicos. Trata-se de uma pesquisa participante, onde foram ministradas aulas de informática básica a um grupo de idosos no período de março a dezembro de 2018. Motivou-se pelo interesse em oferecer novas oportunidades para promover a inclusão digital do idoso através do projeto Integração do idoso na era da informática. Conclui-se que a ressocialização dos idosos através do projeto, promoveu maior autonomia quanto as atividades cotidianas.
Palavras-chave: idosos; tecnologia; informática básica.Downloads
Referências
ALMEIDA, R.M.G. Concepção e imaginário sobre envelhecimento e concepção de formação profissional. Porto Alegre: PUCRS, 2007.
BRASIL, Estatuto do Idoso. Lei Federal nº 10741 de 1º de outubro de 2003: 182º Independência e 115º da Republica.
FERREIRA, Lucia Maria da Silva. A questão social e educacional da velhice: Estudos e vivencias. Passo Fundo, universidade de Passo Fundo, 2008.
IDOSA JULIA: Integração do idoso na era da informática: Projeto Cidadania Ativa [Entrevista cedida à] Gilvana M. de O Vitorino. UNEMAT, Sinop, Curso de Pedagogia, mar/dez 2018.
IDOSO RONI: Integração do idoso na era da informática: Projeto Cidadania Ativa [Entrevista cedida à] Gilvana M. de O Vitorino. UNEMAT, Sinop, Curso de Pedagogia, mar/dez 2018.
LÉVY Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Editora Reis. São Paulo SP, 2003.
NUNES, S. S. A acessibilidade na Internet no contexto da sociedade da informação: Dissertação de mestrado em Gestão de Informação. Universidade do Porto/Faculdade de Engenharia, FEUP, 2002.
YIN, Roberk. Estudo de caso: Planejamentos e métodos 5º ed. Ed. Bookman, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.