O processo de acolhimento e adaptação do bebê na creche em Sinop, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10304Resumo
Este artigo visa compreender os desafios e descobertas cotidianas no processo de acolhimento e adaptação do bebê na Educação Infantil em uma escola de Sinop-Mato Grosso. A pesquisa foi realizada no ano de 2019, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisas bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de questionários. A fundamentação teórica se baseia nos estudiosos Gianfranco Staccioli, Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman. A produção deste trabalho possibilitou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora da Educação Infantil, como elas interferem no modo como os bebês enfrentam este processo e a importância da participação da família.
Palavras-chave: educação Infantil; acolhimento; adaptação; professores; bebês.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 23 Set. 2019.
WORST, Lariza. Adaptação de bebês na educação infantil. REP’s - Revista Eventos Pedagógicos. v. 7, n. 2. ed. 19, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Desktop/ARTIGO%20PARA%20ANALISE-%20ADAPTA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 Ago. 2020.
SEABRA, Karla. SOUZA, Sandra. Educação infantil. Volume único. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/90f13b03a6cfddea8f40a37a75caec81.pdf. Acesso em: 23 Set. 2019
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Tradução (do italiano) Fernanda Ortale & Ilse Paschoal Moreira. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
PROFESSORA KEILA. Professor Keila: entrevista semi-estruturada. [05 set. 2019]. Pesquisadora Marinez Renata Rasche. Entrevista concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o acolhimento e adaptação de bebês em uma escola de educação infantil em Sinop (MT).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.