O processo de acolhimento e adaptação do bebê na creche em Sinop, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v11i2.10304Resumo
Este artigo visa compreender os desafios e descobertas cotidianas no processo de acolhimento e adaptação do bebê na Educação Infantil em uma escola de Sinop-Mato Grosso. A pesquisa foi realizada no ano de 2019, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pesquisas bibliográficas, coleta de dados por meio da observação participativa e de questionários. A fundamentação teórica se baseia nos estudiosos Gianfranco Staccioli, Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman. A produção deste trabalho possibilitou compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora da Educação Infantil, como elas interferem no modo como os bebês enfrentam este processo e a importância da participação da família.
Palavras-chave: educação Infantil; acolhimento; adaptação; professores; bebês.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 23 Set. 2019.
WORST, Lariza. Adaptação de bebês na educação infantil. REP’s - Revista Eventos Pedagógicos. v. 7, n. 2. ed. 19, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Desktop/ARTIGO%20PARA%20ANALISE-%20ADAPTA%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em: 10 Ago. 2020.
SEABRA, Karla. SOUZA, Sandra. Educação infantil. Volume único. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/90f13b03a6cfddea8f40a37a75caec81.pdf. Acesso em: 23 Set. 2019
STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Tradução (do italiano) Fernanda Ortale & Ilse Paschoal Moreira. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
PROFESSORA KEILA. Professor Keila: entrevista semi-estruturada. [05 set. 2019]. Pesquisadora Marinez Renata Rasche. Entrevista concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o acolhimento e adaptação de bebês em uma escola de educação infantil em Sinop (MT).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.