v. 12 n. 2 (2021): Educação ambiental

					Visualizar v. 12 n. 2 (2021): Educação ambiental

Seção Apresentação: pela professora Enaide Tereza Rempel, da Rede Pública Municipal de Educação Básica de Sinop/MT;

Introdução: Edneuza Alves Trugillo, Ralf Hermes Siebiger e Genivalda Batista de Lima dos Santos;

Seção Artigos: produções de artigos pelos alunos da 8a. fase de Pedagogia (Calendário Acadêmico para o Semestres Letivos de 2021/1 e de 2021/2);

Seção Resumos: produções da comunidade em forma de resumos;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Educação ambiental";

Seção Entrevista: com a professora Rosemary Matias, da Universidade Anhanguera-Uniderp (UNIDERP), Campo Grande - MS.

Organização: Edneuza Alves Trugillo e Ralf Hermes Siebiger

Editor-chefe: Ralf Hermes Siebiger

Data de publicação: 30 de novembro de 2021.

Publicado: 30-11-2021

Expediente

  • Expediente - Sumário

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10393
    Ralf Hermes Siebiger
    285-291

Apresentação

  • Educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10377
    Enaide Tereza Rempel
    292-294

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10394
    Edneuza Alves Trugillo, Ralf Hermes Siebiger, Genivalda Batista de Lima dos Santos
    295-300

Seção Artigos

  • As interações afetivas no processo de alfabetização de crianças com espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10388
    Berenice Darc Holz De Morais
    301-310
  • Jogos e brincadeiras: desenvolvimento da criança de 2 a 3 anos na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10354
    Fabyane de Carvalho Rodrigues Ribeiro
    311-319
  • Letramentos digitais em anos iniciais do ensino fundamental: implicações e os desafios à educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10383
    Flavia Santos Araújo
    320-330
  • Educação intercultural crítica e antirracista: concepções e práticas nas escolas da cidade de Sinop, Mato Grosso

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10384
    Gabriela de Oliveira Melo
    331-340
  • A valorização do profissional em educação: as percepções dos professores

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10357
    Gabriela Leite de Moura
    341-351
  • As mediações da afetividade em sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10380
    Gabriele Castão Rengel
    352-362
  • Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10387
    Genivalda Batista de Lima dos Santos
    363-375
  • A função social da escola: um estudo com professores da educação básica no âmbito privado e público de Sinop

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10355
    Gracieli Andrade
    376-387
  • As relações de aprendizagem entre o acolhimento e os espaços de recepção na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10352
    Leila Flávia Decol de Andrade
    388-398
  • Os cantinhos da literatura na educação infantil: espaços de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10385
    Madalena da Silva Rodrigues
    399-408
  • Relações didático-pedagógicas e conhecimentos matemáticos no curso de pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10379
    Meire Angela Barth
    409-419
  • Agressividade na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10350
    Nathalia Mendes Gudim de Souza
    420-428
  • Relações e mediações das famílias em tempo de pandemia na educação infantil na pré-escola fase – I

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10386
    Raiane Luiza da Silva
    429-438
  • Perspectiva de professoras da educação infantil sobre o brincar e seus benefícios para as crianças

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10356
    Roseane Alencar de Lima
    439-448

Seção Resumos

  • Educação cidadã: o desvendar de um conceito

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10349
    Flávia Moreira Ribeiro
    449-451

Seção Livre

  • Estratégias didáticas ativas para a construção do conhecimento sobre animais da fauna urbana na educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10360
    Daiana Kelly Lisboa, Gabriele Marisco
    452-468
  • A educação ambiental nos cursos de psicologia do Mato Grosso do Sul

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10361
    Jeferson Camargo Taborda, Jhonatan Saldanha do Vale
    469-481
  • A educação ambiental no ecoturismo: uma estratégia para a valorização local e o despertar do sentimento de pertencimento ambiental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10359
    Keli Fernanda Pires da Silva, Tanise Paula Novello
    482-502
  • A criança na natureza no contexto da educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10351
    Mauricia Santos de Holanda Bezerra
    503-513
  • Educação ambiental no ensino fundamental I: um estudo sobre a práxis escolar

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10358
    Paulo Sergio Chiaranda, Emiliana Cristina Rodrigues Nunes
    514-532

Entrevista

  • Educação ambiental - Uma entrevista com Rosemary Matias

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10378
    Edneuza Alves Trugillo
    533-537