Perspectiva de professoras da educação infantil sobre o brincar e seus benefícios para as crianças

Autores

  • Roseane Alencar de Lima Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10356

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as perspectivas de professoras que atuam na Educação Infantil sobre o significado do brincar para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa baseou-se na perspectiva teórica da autora Tizuko Morchida Kishimoto dentre outros autores que pesquisam sobre o brincar e seus benefícios para as crianças, e foi realizada com duas professoras de escolas públicas de contextos distintos do município de Sinop - Mato Grosso. Na metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionários, realizada no ano de 2021. Com a presente pesquisa, concluiu-se que as professoras mostraram, em seus discursos, utilizar as brincadeiras em seu cotidiano de trabalho com seus alunos e ficaram evidentes os inúmeros benefícios dessas atividades no processo de ensino e aprendizagem das crianças, sendo esse cognitivo, motor ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Alencar de Lima, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Lima, R. A. de. (2021). Perspectiva de professoras da educação infantil sobre o brincar e seus benefícios para as crianças. Eventos Pedagógicos, 12(2), 439–448. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10356

Edição

Seção

Seção Artigos