As relações de aprendizagem entre o acolhimento e os espaços de recepção na educação infantil

Autores

  • Leila Flávia Decol de Andrade Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10352

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar uma compreensão sobre a importância das relações de aprendizagem entre o acolhimento e as práticas pedagógicas utilizadas no momento da recepção das crianças em uma instituição de Educação Infantil do município de Sinop, Mato Grosso. A pesquisa embasou-se na perspectiva teórica de Gianfranco Staccioli, e utilizou-se uma abordagem qualitativa mediante observação e entrevistas semiestruturadas com duas educadoras, realizadas nos anos de 2019 e 2020. Concluiu-se que o acolhimento é fundamental para o processo de aprendizagem das crianças e por isso deve estar inserido nas práticas pedagógicas utilizadas em todo o planejamento escolar e não somente no momento da recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Flávia Decol de Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Andrade, L. F. D. de. (2021). As relações de aprendizagem entre o acolhimento e os espaços de recepção na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 12(2), 388–398. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10352

Edição

Seção

Seção Artigos