As relações de aprendizagem entre o acolhimento e os espaços de recepção na educação infantil

Autores

  • Leila Flávia Decol de Andrade Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10352

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar uma compreensão sobre a importância das relações de aprendizagem entre o acolhimento e as práticas pedagógicas utilizadas no momento da recepção das crianças em uma instituição de Educação Infantil do município de Sinop, Mato Grosso. A pesquisa embasou-se na perspectiva teórica de Gianfranco Staccioli, e utilizou-se uma abordagem qualitativa mediante observação e entrevistas semiestruturadas com duas educadoras, realizadas nos anos de 2019 e 2020. Concluiu-se que o acolhimento é fundamental para o processo de aprendizagem das crianças e por isso deve estar inserido nas práticas pedagógicas utilizadas em todo o planejamento escolar e não somente no momento da recepção.

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Biografia do Autor

  • Leila Flávia Decol de Andrade, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

As relações de aprendizagem entre o acolhimento e os espaços de recepção na educação infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 388–398, 2021. DOI: 10.30681/reps.v12i2.10352. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10352. Acesso em: 25 dez. 2025.