A educação ambiental no ecoturismo: uma estratégia para a valorização local e o despertar do sentimento de pertencimento ambiental

Autores

  • Keli Fernanda Pires da Silva Prefeitura Municipal de Riozinho
  • Tanise Paula Novello Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10359

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir como o sensibilizar um grupo de alunos por meio de ações de educação ambiental no ecoturismo. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia na qual se buscou proporcionar aos alunos espaços de troca de saberes, oportunizar o conhecimento dos pontos turísticos. A partir dessas propostas, foram analisados os registros, emergindo três conceitos: pertencimento ambiental, Educação Ambiental Estética e Ecoturismo. Nesse sentido, foi possível ampliar a consciência sobre a valorização ambiental local e o despertar da sensibilidade estética, reiterando a importância de a educação ambiental estar presente no ecoturismo como estratégia de sensibilização dos sujeitos.

 

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Biografia do Autor

  • Keli Fernanda Pires da Silva, Prefeitura Municipal de Riozinho

    Prefeitura Municipal de Riozinho - RS; Subsecretária da Secretaria de Meio Ambiente.

  • Tanise Paula Novello, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

    Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias – EaDTec; Doutora em Educação Ambiental – Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências – FURG; Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

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Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

A educação ambiental no ecoturismo: uma estratégia para a valorização local e o despertar do sentimento de pertencimento ambiental. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 482-502. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10359