A educação ambiental no ecoturismo: uma estratégia para a valorização local e o despertar do sentimento de pertencimento ambiental

Visualizações: 23

Autores

  • Keli Fernanda Pires da Silva Prefeitura Municipal de Riozinho
  • Tanise Paula Novello Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10359

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir como o sensibilizar um grupo de alunos por meio de ações de educação ambiental no ecoturismo. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia na qual se buscou proporcionar aos alunos espaços de troca de saberes, oportunizar o conhecimento dos pontos turísticos. A partir dessas propostas, foram analisados os registros, emergindo três conceitos: pertencimento ambiental, Educação Ambiental Estética e Ecoturismo. Nesse sentido, foi possível ampliar a consciência sobre a valorização ambiental local e o despertar da sensibilidade estética, reiterando a importância de a educação ambiental estar presente no ecoturismo como estratégia de sensibilização dos sujeitos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keli Fernanda Pires da Silva, Prefeitura Municipal de Riozinho

Prefeitura Municipal de Riozinho - RS; Subsecretária da Secretaria de Meio Ambiente.

Tanise Paula Novello, Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias – EaDTec; Doutora em Educação Ambiental – Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências – FURG; Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Instituto de Física e Matemática – IFM; Departamento de Educação Matemática – DEMAT

Referências

BUENO, Fernando Protti. Ecoturismo e educação ambiental: possibilidades e potencialidades de conservação da natureza. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.

COUSIN, Cláudia da Silva. Pertencimento Ambiental. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, FURG/SeaD, 2010, 10p.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. 2.ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MARIN, Andreia; OLIVEIRA, Luiz Cláudio. A experiência estética em Dufrenne e Quintás e a percepção de natureza: para uma educação ambiental com bases fenomenológicas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, RS, v. 15, p. 196-210, jul./dez.2005.

MARIN, Andreia Aparecida. Ética, Estética e Educação Ambiental. Revista de Educação. PUC, Campinas, n. 22, p. 109-118, jun. 2007.

MENDONÇA, Rita. Experimentando a sustentabilidade do turismo na natureza. In: TRIGO, L. G. G. (Edit.) Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: ROCA, 2005, p. 537-545.

MOREIRA, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

MOTA, Junior Cesar. A Educação Ambiental Estética como uma ferramenta à (re)significação do ser-sensível. In: IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em diálogo, 2016, Rio Grande. [Anais...]. Rio Grande: Pluscom, 2016. v. 4. p. 38-41. Disponível em: <http://media.wix.com/ugd/c76807_e4d91a75df3a44b39b08233550658a4d.pdf>.

Acesso em: 27 set. 2019.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo. Brasiliense, 2006.

SERRANO, Celia. A educação pelas pedras: uma introdução. In: SERRANO, C. (Org.). A educação pelas pedras: ecoturismo e educação ambiental. São Paulo: Chronos, 2000, p. 7-24.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Silva, K. F. P. da, & Novello, T. P. (2021). A educação ambiental no ecoturismo: uma estratégia para a valorização local e o despertar do sentimento de pertencimento ambiental. Eventos Pedagógicos, 12(2), 482–502. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10359

Edição

Seção

Seção Livre