A educação ambiental nos cursos de psicologia do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10361Resumo
O presente trabalho objetiva analisar como a educação ambiental está sendo oferecida nos cursos de psicologia do estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva e documental. Foram realizadas pesquisas no portal E-mec sobre os cursos de psicologia do estado bem como nos projetos pedagógicos destas universidades. Foi possível concluir que as questões ambientais estão parcialmente inseridas nos cursos de psicologia de MS. Os autores sugerem que a educação ambiental seja trabalhada de forma transversal nos projetos pedagógicos, sendo discutida em diferentes disciplinas durante o curso.
Downloads
Referências
ADAMS, B. G. A Importância da Lei 9.795/99 e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental para Docentes. Monografias ambientais, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 2148-2157, out./dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/6926. Acesso em: 20 jul. 2021.
ÁLVARO, J. L.; GARRIDO, A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
BRASIL. Lei n. 9795, de 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1999]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm. Acesso em: 4 jul. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 5, de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. Diário oficial da união: Seção 1, Brasília, DF, p. 19, 16 mar. 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Diário oficial [da] república federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 70, 8 jun. 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1071/2019, aprovado em 4 de dezembro de 2019. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia e estabelecimento de normas para o Projeto Pedagógico Complementar (PPC) para formação de professores de psicologia. Brasília, DF: CNE, 2019.
CARVALHO, D. B.; MONTEIRO, F. S. C. T. Psicologia ambiental como instrumento de ambientalização curricular: um estudo de caso. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 189-206, 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4411. Acesso em: 5 jul. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) em questões relativas à terra. Brasília, DF: CFP, 2019.
FARR, R. M. As raízes da psicologia social moderna. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
HELDER, R. Como fazer análise documental. Porto: Universidade de Algarve, 2006.
KITZMANN, D; ASMUS, M. L. Ambientalização sistêmica – do currículo ao socioambiente. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 269-290, jan./abr. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/kitzmann-asmus.pdf. Acesso em: 29 jul. 2021.
FERREIRA NETO, J. L.. Processos de subjetivação e novos arranjos urbanos. Rev. Dep. Psicol., UFF, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 111-120, 2004.
PINHEIRO, J. Q. Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de psicologia, Rio Grande do Norte, v. 2, n. 2, p. 377-398, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200011. ISSN 1678-4669. Acesso em: 30 jul. 2021.
SILVA-SÁNCHEZ, S. S. Política de meio ambiente no Brasil: a construção da cidadania ambiental. Plural, [S. l.], v. 6, p. 20-46, 1999. DOI: 10.11606/issn.2176-8099.pcso.1999.77122. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/77122. Acesso em: 5 jul. 2021.
SOUZA, M. P. R., FACCI, M. G. D.; SILVA, S. M. C. da. EDITORIAL 22.1 - Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Psicologia escolar e educacional, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 13-16, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-3539201801001. ISSN 2175-3539. Acesso em: 30 jul. 2021.
VELHO, G. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.