Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop

Autores

  • Genivalda Batista de Lima dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10387

Resumo

Neste artigo, buscamos investigar a relação dos dados da Prova Brasil com a organização do PPP de duas escolas de Sinop, Mato Grosso (uma estadual e outra municipal), e como esses resultados impactam na organização do planejamento pedagógico do professor na escola. Tecemos o texto com as concepções de pesquisa qualitativa de Augusto Nibaldo Triviños, de avaliação de Cipriano Luckesi, e da complexidade da avaliação de José Carlos Libâneo. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas primeiro semestre de 2021, com seis professores das duas escolas, coordenação e direção. Os resultados mostraram que os entrevistados apresentam conhecimento sobre as avaliações externas e sabem como ela impacta no planejamento das atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Genivalda Batista de Lima dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Servidora da Escola Estadual Paulo Freire/SEDUC/MT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop. (2021). Eventos Pedagógicos, 12(2), 363-375. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10387

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)