Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop

Visualizações: 8

Autores

  • Genivalda Batista de Lima dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10387

Resumo

Neste artigo, buscamos investigar a relação dos dados da Prova Brasil com a organização do PPP de duas escolas de Sinop, Mato Grosso (uma estadual e outra municipal), e como esses resultados impactam na organização do planejamento pedagógico do professor na escola. Tecemos o texto com as concepções de pesquisa qualitativa de Augusto Nibaldo Triviños, de avaliação de Cipriano Luckesi, e da complexidade da avaliação de José Carlos Libâneo. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas primeiro semestre de 2021, com seis professores das duas escolas, coordenação e direção. Os resultados mostraram que os entrevistados apresentam conhecimento sobre as avaliações externas e sabem como ela impacta no planejamento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genivalda Batista de Lima dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Servidora da Escola Estadual Paulo Freire/SEDUC/MT. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

Santos, G. B. de L. dos. (2021). Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop. Eventos Pedagógicos, 12(2), 363–375. https://doi.org/10.30681/reps.v12i2.10387

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)